Lordello: Roubo nas alturas em apartamentos

Imagine o que passou uma senhora de 82 anos, moradora de prédio de classe média alta da região do Itaim Bibi/SP, no início de mês de junho/2017.

Ao sair do quarto e dirigir-se à sala espaçosa, sentiu forte corrente de ar no recinto. A porta de correr, que dá acesso à sacada, estava literalmente escancarada. O curioso, é que ela acreditava ter fechado antes de dormir, isso para evitar a entrada de poeira e barulho. Somente depois do café da manhã notou falta de seu celular, relógios, carteira com documentos, cartões de bancos, dinheiro e algumas joias que costumava deixar em cima de sua penteadeira no quarto.

O mistério estava no ar!

Antes de sair para ir à agência bancária solicitar o bloqueio dos cartões magnéticos, comentou o ocorrido com o zelador, que disse:

“Não sei o que aconteceu dona Márcia. Aqui no prédio está tudo normal”

No trajeto ao banco, parou na padaria para tomar o habitual café expresso. Em dado momento, ouviu a seguinte manchete vinda por um noticiário de programa de televisão:

“Apelidado de ‘Homem-Aranha’, ladrão escala prédios no Itaim Bibi para invadir apartamentos”

A matéria exibia imagens captadas por câmera de segurança que flagrou rapaz jovem, magro e ágil escalando o primeiro e segundo andar de um condomínio para subtrair pertences das vítimas enquanto dormiam. O citado prédio estava a poucas quadras de sua moradia; a conclusão era óbvia, ou seja, Dona Márcia também fora vítima do escalador da madrugada.

A idosa, após ir ao banco bloquear os cartões furtados, resolveu passar em frente do edifício que havia visto na televisão. De imediato, notou que os moradores dos primeiros andares já haviam providenciado gradil como forma de proteção contra o famigerado ladrão, conhecido pela alcunha de homem aranha.

Veja Também  Lordello: O golpe do sumiço do celular no carro

Voltou rápido para seu condomínio e procurou o síndico, que já sabia que vários prédios na região haviam sido invadidos pelo escalador. A moradora comentou que iria usar a mesma estratégia do vizinho edifício invadido, ou seja, iria procurar serralheiro para instalar gradil na sacada e janelas. O administrador disse que não podia permitir, pois tiraria toda a estética da fachada. 

O impasse estava gerado!

O síndico pediu alguns dias para refletir sobre o assunto e nesse interim contratou vigilante armado para fazer ronda no prédio durante a noite e madrugada.

Após estudos e discussões,  foi decidido que o prédio iria assumir o custo de instalação de alarmes para as sacadas e janelas do primeiro e segundo andar e ainda trocar todas as fechaduras e trincos desses andares por equipamentos mais robustos. Além disso, o síndico aumentou a proteção eletrônica e física dos muros e instalou mais câmeras de segurança com monitoramento externo 24hs.

Com esses investimentos em segurança, acredito que o ladrão homem aranha vai se sentir desestimulado de tentar invadir o condomínio da dona Márcia. Por outro lado, ao percorrer algumas ruas do mencionado bairro, é possível constatar vulnerabilidades em muitos condomínios, que mesmo de alto padrão, deixam a segurança em segundo plano.

Loading

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens