Em um mundo envelhecendo, todos os esforços para ajudar na manutenção da saúde das pessoas ao longo da vida são válidos. Neste cenário, idade avançada se associa fortemente ao desenvolvimento de demência, principalmente em decorrência do Alzheimer. Em contrapartida, 35% de todos os casos de demência em idosos são atribuídos a fatores modificáveis, como educação, hipertensão, obesidade, fumo e INATIVIDADE FÍSICA!
Isso mesmo, a realização de exercícios físicos pode contribuir com a cognição e saúde do cérebro de idoso. Dentre os diferentes fatores associados, destacam-se:
1) Biomarcadores, com diminuição da inflamação, redução do risco cardiometabólico e aumento da atividade de fatores de crescimento (neurotrofinas);
2) Aspectos fisiológicos, como aumento do volume do hipocampo, aumento do VO2max e da força, inclusive a partir da musculação, bem como diminuição do percentual de gordura corporal, com um emagrecimento saudável;
3) Fatores psicológicos e de estilo de vida, com melhora do humor, do sono, da função executiva e, principalmente, da atenção e da memória.
Por exemplo, o fluxo sanguíneo no cérebro é um dos principais fatores associados à demência, com reduções de 5% a cada década! Por outro lado, é consistente na literatura que a realização de exercícios físicos – especialmente aeróbios – preservam ou até aumentam o fluxo sanguíneo cerebral!
Um outro exemplo curioso é associado ao hipocampo – que regula as emoções e memória, especialmente de longo prazo! O volume do hipocampo reduz de 1 a 2% por ano! Porém, o exercício físico AUMENTA o volume da massa cinzenta e branca, inclusive no hipocampo – e são necessários apenas 6 meses para isto ocorrer!
Portanto, com a prática de exercícios físicos os idosos podem melhorar a saúde física e mental. Isto ajuda na redução da chance de desenvolver quadros de demência, preservando ou aprimorando a cognição e memória ao longo dos anos!
Por favor, coloquem os velhinhos para treinar! Eles não terão apenas mais anos de vida, mas irão experimentar mais VIDA nos anos vindouros!
—
PROFESSOR EDSON ANDREOLI
CREF: 073656-G/SP