Márcia Sakumoto: Curiosidade High Tech até nos banheiros japoneses

banheiros

Quando me perguntam o que chamou minha atenção ao desembarcar por aqui, digo logo: senta que lá vem a história!!!

Na minha primeira vez no Japão eram muitas novidades, curiosidades e gafes.

Numa delas, ainda no aeroporto após mais de 30 horas de voo, o que eu queria era só fazer um “xixizinho”. Mas entre cultura milenar e tecnologia avançada não poderia imaginar que ir ao banheiro seria uma curiosidade High Tech!!

Inacreditável, aquele banheiro era lindo, limpo e organizado, mas ao olhar para uma cabine tinha um buraco no chão que não entendi, se era de frente ou de costas que usava, então pulei pra a próxima cabine, próxima e a próxima, até chegar ao outro lado. Ufaaa!!!

Uma familiar privada ocidental aparentemente normal, se… não tivesse que procurar loucamente pelo botão de descarga e… só conseguisse encontrar uma sequência de botões com figuras desenhadas na lateral do assento em japonês. Sem saber as instruções, pressionei um botão que emitiu o som de descarga me fazendo acreditar por alguns segundos ter encontrado o que procurava. Mas não!!

Acionei o próximo, saiu um tubo de dentro do vaso esguichando água pra todo lado. Acionei o stop e tudo voltou ao normal. Nesse momento percebi uma alavanca atrás da tampa do assento, adivinha o que era? Sim!!! A válvula da descarga.

Que sufoco hilário, mas depois de uns bons minutos deu tudo certo e sobrevivi!!!

As privadas Hi–Tech (Western) hoje são ainda mais surpreendentes, abrem suas tampas automaticamente, luzes iluminam seus interiores, gel antibactericida para higienização dos assentos, duchas íntimas, assentos aquecidos, músicas ambiente e sons de água corrente para disfarçar outros sons e as descargas automáticas acionadas por sensores, achei isso incrível. Uau, realmente só faltam falar!!!

Veja Também  Renata Figueira de Mello: Chora Rio e chora o Brasil

Do outro lado, um estilo mais antigo ainda presente por aqui. Os washiki (estilo japonês) são vasos sanitários mais popularmente conhecido entre os estrangeiros como “motoquinha”, por usarmos na posição de cócoras de frente para parede sem contato com o assento, lembrando a posição de pilotar uma moto. É bastante estranho e desconfortável, porém os japoneses acham mais higiênico.

Confesso que depois de usar esse washiki eu entendo porque tanto investimento em conforto para usar um banheiro. Sugiro que aprenda a usar os dois modelos western (estilo ocidental) e washiki (estilo japonês) porque com certeza você vai experimentar ambos por aqui. O estilo japonês ainda é usado em escolas, hospitais, fábricas, praças e parques públicos e turísticos, como no parque da paz em Hiroshima.

Mas fique atento, o papel higiênico deve ser descartado dentro do próprio vaso sanitário. Absorventes e outros lixos devem ser colocados nas lixeiras. Outras curiosidades envolvem os toaletes por aqui. Em hotéis e residências, a maioria das áreas de banho são separadas dos banheiros, estilo um lavabo, e podemos ver na parte de cima da privada uma espécie de mini pia. Ao acionar a descarga, a água que se lava as mãos é reaproveitada no vaso, agregando uma boa economia.

O costume de retirarmos os sapatos substituindo por chinelos (SURIPA) ao entrarmos em casa e em outros lugares, se estende para os banheiros. Trocamos novamente os chinelos pelos de toalete TOIRE SURIPA que encontramos nas portas dos banheiros, mas é importante não esquecer de tirá-los e acabar saindo com eles por aí, pois são de uso exclusivo para os banheiros, devem ser deixados virados com o calcanhar para porta facilitando para a próxima pessoa que vai usar.

Veja Também  João Eduardo Dmitruk: “Li e Concordo’’ o avanço da tecnologia no Home office.

A maioria dos estabelecimentos possui pelo menos um banheiro para deficiente físico, trocadores e cadeirinhas de bebês dentro das cabines, onde as mamães podem ficar mais a vontade quando estiverem passeando sozinhas com os bebês. Encontramos também ambientes com mini banheiros temáticos para as crianças. Pensando na estatura dos pequenos tudo é facilitado e divertido, enquanto nos femininos podemos encontrar um ambiente com penteadeiras estilo camarim e espelhos de corpo inteiro para as mulheres darem aquele retoque.

De olho na quantidade de turista crescente por aqui, o governo japonês instalou no aeroporto de Narita (Tóquio) um showroom do seu orgulho High-Tech atraindo milhares de turistas para conhecer mais de perto o propósito de conforto, economia e bem estar ao utilizar o banheiro. Desejam conquistar os turistas com seus banheiros limpos, altamente tecnológicos e equipados.

Existe vasos sanitários desenvolvidos para hospitais que calculam a quantidade e pressão da urina monitorando melhor o paciente. Além de serem projetados para gerar a metade do custo com água.

Se você está ou mora no Brasil e ficou curioso para conhecer esse orgulho nipônico é só visitar a JAPAN HOUSE e conferir.

JAPAN HOUSE SP

Av. Paulista, 52 – Bela Vista, São Paulo

Sayonara!

Até a próxima semana com mais JAPÃO.

Loading

Respostas de 6

  1. Nossa!!! Que demais! Eu nunca saberia como me virar num banheiro por aí sem essas dicas…Kkkkkk Esses japoneses são demais!!!! ???

    1. Oi Karine!!! Adoreiii seu comentário,obrigadaaaa ?
      Realmente apaixonantes com conforto e praticidade banheiros limpinhos e organizados no Japão é fácil de encontrarmos,difícil era usa-lo , por isso vamos compartilhar,assim ninguém passa apertado na hora do xixi . Rsrsrs
      Te espero todos os domingos!!!
      Bjsss ??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens