George Ross estreia coluna “Música no AR”

música

Caros amigos leitores, é com muita honra que faço a estreia da Coluna “Música no Ar” no Portal do Andreoli com o objetivo de compartilhar um pouco do que pude aprender em minha trajetória e relação com a música, dos projetos artísticos em destaque, além de outras curiosidades deste universo tão apaixonante e, ao mesmo tempo, tão intrigante que é a música.

Uma pergunta frequente que escuto como professor de música é: estou muito velho para começar a tocar? Se essa afirmação tornar-se uma crença limitante ela com certeza afetará o seu aprendizado.

É claro que o aprendizado musical, assim como qualquer outro, é facilitado e muito quando iniciado o mais cedo possível.

Primeiro porque a trajetória de estudo por si só de alguém que começou cedo é maior do que um aluno que começou mais tarde, o que confere ao primeiro mais intimidade e naturalidade àquilo com que se convive com o passar do tempo.

Além disso, cientistas já confirmaram a maior plasticidade do cérebro das crianças em sua função cognitiva para a absorção de novos conteúdos, já que seu cérebro está em formação, de modo com que qualquer influência ambiental sobre o desenvolvimento cerebral será mais forte na infância.

Contudo, isso não significa que adultos ou idosos não possam aprender música.  E digo mais: podem tornar-se músicos incríveis!

A polêmica “talento” versus “esforço” é um tópico que se encaixa perfeitamente no que estamos discutindo. Não é o caso de falar sobre talento, afinal, nada que se falasse aqui seria útil para quem acredita que a arte só se realiza por quem nasceu com talento. Porém, como um bom pisciano com ascendente em capricórnio, não posso deixar de destacar a suprema importância do esforço e do trabalho de cada dia. É  com ele que você atingirá os seus objetivos musicais caso seja realizado um estudo sério, que muitas vezes é elaborado pelo próprio estudante e direcionado por um professor qualificado.

A dica de ouro é treinar ao menos um pouco todo santo dia, ou treinar muito – lembrando sempre de alongar – se essa for a sua prioridade e você tiver tempo para isso. Não espace seus estudos, organize-se e tenha paciência que você chegará lá.

Outro ponto importante é: escute música! Parece estranho, mas eu já passei por isso: você estuda, estuda e estuda e se esquece do papel principal que é ouvir. Música é uma linguagem e linguagem se aprende ouvindo! Tenha boas referências dentro do seu gosto musical e coloque uma dose de amor no que está fazendo, que assim você estudará o necessário e de forma leve, como a música deve ser.

Ame, treine, escute e toque!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens