As pessoas comprometidas com o bem são as escolhidas para serem tentadas das mais diversas maneiras. Os honestos são constantemente abordados por propostas ilícitas como se a honestidade fosse uma aberração da natureza num mundo onde o que vale e a vantagem sem levar em conta quem está sendo prejudicado.
Não é difícil mentir, andar pelos caminhos tortos ou mesmo fugir da realidade da ética. O difícil é fazer valer a verdade, caminhar pela retidão existencial e ser fiel à ética. Jó era um homem admirado por Deus pela sua conduta de retidão. Mas Satanás questionou tal conduta, pois achava que ela estava relacionada as bondades que Deus concedia à Jó e propôs uma retirada destas conquistas para testar sua fé. Deus aceitou, pois confiava em Jó. Assim foi feito, Jó foi destituído de seus bens e de tudo que lhe era mais valioso e quando não lhe restava mais nada ao invés de blasfemar contra Deus, Jó disse: “nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor”.
Ganhamos algumas coisas na vida, perdemos outras e abrimos mão de mão de muitas, mas sempre há mais por vir se mantivermos nossa crença nos desígnios da natureza do Senhor. Estar no caminho do bem, significa que trará muita luz ao espaço de vida que habita, é natural que a escuridão queira lhe tirar do rumo, afinal estará conquistando um território onde ela reinava de maneira soberba.
Os bons desafios recaem sobre as pessoas boas, é por eles que o universo mostra por onde se deve seguir, pessoas más não precisam de desafios, já estão perdidas e qualquer caminho serve para elas, nunca vão chegar a lugar algum mesmo. Pratique o bem, não culpe o Senhor por nada, apenas agradeça e aceite o que não pode compreender, a diferença está em diluir-se e não debater-se nos desafios da vida.