A avaliação psicológica no esporte é o processo de psicodiagnóstico esportivo, sua finalidade é o levantamento de aspectos particulares do atleta, ou da equipe esportiva, na modalidade escolhida. São utilizados instrumentos de avaliação advindos da psicologia clínica, educacional ou de recursos humanos, com finalidades específicas como diagnósticos de psicopatologias ou a descrição de perfis. Esta avaliação está pautada nos seguintes procedimentos:
Observação: consiste na explicação científica da subjetividade do sujeito, que se manifesta em atitudes e comportamentos, caracterizando as particularidades daquilo que se pode designar como personalidade. Por meio da observação, é possível acumular dados que caracterizam a manifestação das funções e qualidades psíquicas da personalidade do atleta durante o período de treinamento e competições.
Entrevistas: oferecem a possibilidade de se investigar as particularidades psicológicas específicas da atividade esportiva. E também as diferentes nuances da personalidade que surgem no processo da atividade e que exercem influência sobre o comportamento do praticante. Através das entrevistas, é possível a descrição mais exata do ambiente que envolve o atleta e as influências sobre sua conduta.
Experimentos em Laboratórios: observação objetiva de particularidades de quem se submeteu a uma prova. Permite o isolamento de variáveis a serem estudadas, com o vigor que o método exige para posterior análise.
Experimentos Pedagógicos: permitem o esclarecimento da influência de formas e métodos específicos de classes de treinamento e competências sobre o comportamento do atleta.
Testes: representam uma tarefa de curta duração, os resultados são submetidos a avaliação de ordem qualitativa e quantitativa e oferecem a caracterização de sintomas de certas manifestações de uma ou várias particularidades daquele que respondeu ao instrumento. Esses podem ser questionários, testes projetivos e psicomotores.
Psicograma: pode ser elaborado através de diversas modalidades esportivas. A análise das modalidades esportivas produzirá índices que, ordenados graficamente em um psicograma esportivo, apresentarão os seguintes indicadores.
Dinâmica do desenvolvimento das principais funções psíquicas, segundo dados de medidas experimentais especiais: tempo de reação, percepção motora, excitabilidade do sistema vestibular, intensidade e estabilidade dos processos de atenção e reações emocionais.
Orientação da personalidade: necessidades, interesses, atitudes em relação ao trabalho, estudo, esporte e os motivos que levaram à prática esportiva.
Manifestações emocionais: sua intensidade, atitude diante dos êxitos e fracassos na prática esportiva, explosões emocionais em treinamentos e competições.
Traços de caráter: sentido de coletividade, disciplina, iniciativa e relações com o grupo.
Manifestações das propriedades fundamentais do sistema nervoso: força, equilíbrio e mobilidade dos processos nervosos (de acordo com os dados das observações psicológicas e pedagógicas sistemáticas).
A organização desses índices pode ser feita de forma a compor o perfil psicológico do atleta, que em um trabalho de cunho longitudinal poderá oferecer subsídios para a compreensão do desenvolvimento das suas capacidades e habilidades e quais características precisam ser melhor trabalhadas.
Gostaria de sugerir algum tema? Ficou com alguma dúvida? Escreva para aparecidamirandapsicologa@gmail.com
Até a próxima semana, com mais temas importantes para vocês!