Hoje vamos conversar um pouco sobre a importância de um correto controle de ectoparasitas nos gatos ( felinos ) e o que existe de novo no mercado. Este parasita, como todos sabem, pode causar problemas dermatológicos desde uma simples alergia a processos mais complexos, porém o que muitos tutores não sabem é que este mesmo pode levar a doenças com alto potencial zoonótico, ou seja, doenças transmissíveis para seres humanos.
Estas doenças vão desde uma simples verminose conhecida como dipilidiose, até doenças como peste e bartonelose, patologia esta conhecida como doença da arranhadura do gato. Em tutores saudáveis este mal é autolimitante ou seja cura-se sozinho, porém nos casos de tutores com algum grau de imunodeficiência pode ser fatal, assim como para nossos mascotes.
Nós que temos gatos como mascotes, e me incluo neste grupo, sabemos da dificuldade em medicar nossos animais, e pensando nisso recentemente um famoso laboratório lançou um medicamento de longa duração, antes somente encontrado para cães em comprimidos, e com uma facilidade maior. Sua aplicação, neste caso, é por via transdermal, aplicado diretamente na pele do animal e com efeito cumulativo e protetor de 3 meses, com isso além da necessidade de poucas aplicações anuais para mantermos nossos mascotes protegidos evitaremos que tutores com alguma doença grave tenha que se desfazer de seu mascote.
Boa semana a todos e até a próxima!
Petshop Bichos da Mata
3079-4760