Aparecida Miranda: Transtorno Obsessivo-Compulsivo

transtorno

O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) é um dos transtornos mais populares da sociedade, mas o tema ainda é visto como tabu. Em algum momento durante o curso do transtorno, o indivíduo reconhece que as obsessões ou compulsões são excessivas e irracionais. Essas obsessões são ideias, pensamentos, impulsos ou imagens persistentes, que são experimentados de forma inconsciente, causando ansiedade e sofrimento.

Os portadores deste transtorno normalmente vivem ansiosos com a sensação de que alguma coisa horrível possa acontecer, os pensamentos mais comuns são referentes a contaminação, medo de contrair doenças, dúvidas repetidas, necessidade de organizar as coisas em determinada ordem. Essas obsessões os obrigam a desenvolver vários rituais como lavar as mãos, lavar as roupas, arrumar a casa, tomar banho excessivamente, fazer verificações de forma repetida, agindo desta forma, acreditam que nada de ruim os acontecerá.

Observa que muitas vezes o indivíduo com obsessões tenta ignorar ou suprimir esses pensamentos ou neutralizá-los com algum pensamento ou ação. Um indivíduo que tem dúvidas acerca de ter trancado ou não a porta de casa, por exemplo, procura neutralizá-las verificando repetidamente para assegurar-se de que a porta foi trancada.

O TOC é caracterizado quando as obsessões e compulsões são muito intensas, quando interferem no dia a dia, afetam o convívio familiar, interferem no trabalho e na vida social, causando um grande sofrimento ao indivíduo. A pessoa que sofre desse transtorno perde muito tempo realizando uma tarefa, pois precisa repetir várias vezes o mesmo movimento. Nesses casos, as obsessões e as compulsões são consideradas um transtorno. É importante ressaltar que só pode ser diagnosticado como TOC quando o transtorno passa a interferir na vida do indivíduo, causando sofrimento e desequilíbrio emocional. Neste caso, é diferente de ter dúvidas, onde alguém simplesmente vai verificar se a porta foi trancada ou não.

Veja Também  Luiz Pedro: Chega de sorriso metálico!

A Terapia Cognitivo Comportamental tem sido muito utilizada no tratamento do TOC. Ela tem como objetivo fazer com que o paciente entenda a forma correta de se expor às situações que precisa evitar.

 

Gostaria de sugerir algum tema? Ficou com alguma dúvida? Escreva para aparecidamirandapsicologa@gmail.com

 

Até a próxima semana, com mais temas importantes para vocês!

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens