Uma pessoa considerada assertiva é aquela capaz de se posicionar, de defender os seus direitos pessoais, sem agredir os demais, por exemplo, saber dizer não, questionar os seus direitos, dar sua opinião, mesmo que seja contrária a massa, expressar suas ideias sem se deixar manipular.
A assertividade reforça a ideia de amor-próprio, para exigir respeito, devo começar por respeitar a mim mesmo, identificando aquilo que me deixa confortável.
Nossa autoestima é afetada quando nos sabotamos com ideias, sentimentos e palavras que ferem a nossa dignidade pessoal. Se aceito de forma passiva, as ofensas e injustiças, estou admitindo que mereço ser tratado de forma desrespeitosa.
Manter uma postura submissa é um dos motivos que pode levar o indivíduo a depressão. No consultório, pacientes deprimidos apresentam uma melhora significativa com o treinamento assertivo. A assertividade, além de proteger o nosso amor próprio, permite modular a violência interior para alcançar a dignidade com sabedoria.
A sensação de liberdade é cada vez maior quando exercemos o direito de expressar nossas opiniões e nossos sentimentos, pois quando falamos o que sentimos e pensamos, liberamos a mente e a cura do corpo acontece. As pesquisas apontam que a expressão assertiva das emoções previne doenças e melhora a qualidade de vida, ou seja, o desenvolvimento da inteligência emocional e da assertividade nos possibilita aproveitar a vida com mais alegria.
Assertividade significa autenticidade, transparência, honestidade, a pessoa que desfruta desta habilidade tem relações mais funcionais. Um indivíduo submisso ao ser indagado por seus direitos, sente-se desconfortável porque não sabe se defender ou talvez porque nunca havia pensado sobre este assunto. As pessoas que não são assertivas tendem a menosprezar as situações de injustiça como irrelevantes, mesmo quando ferem os seus sentimentos, mesmo quando ficam com os olhos vermelhos de raiva.
Você é uma pessoa assertiva? O que te impede de agir de forma assertiva?
Gostaria de sugerir algum tema? Ficou com alguma dúvida? Escreva para aparecidamirandapsicologa@gmail.com
Até a próxima semana, com mais temas importantes para vocês!