A internet é uma ferramenta de disseminação, informação e interação com abrangência global, sem limitações geográficas, o que nos possibilita interagir com o mundo através da telinha. Essa fonte de recursos e comunicação é muito positiva quando usada de forma equilibrada e responsável, sem trazer danos a vida do indivíduo. A Organização Mundial da Saúde reconhece os benefícios do mundo virtual, mas faz um alerta: o excesso do uso das redes sociais tem sido um problema de saúde pública em muitos lugares.
É possível identificar exageros ao uso das redes sociais quando o indivíduo deixa de interagir com o mundo real e passa a dar mais atenção ao mundo virtual, perdendo total interesse por atividades que antes eram habituais e satisfatórias, apresentando problemas de sono e alimentação, abrindo mão da vida social e familiar, dos amigos, dos contatos profissionais, dos estudos, esses são alguns sintomas de que a pessoa está desenvolvendo uma dependência virtual. Essa dependência causa uma reação bioquímica no cérebro, liberando o neurotransmissor chamado dopamina, proporcionando uma sensação de prazer, euforia e bem-estar. Sintomas esses que muitas vezes fazem com que o indivíduo procure um acompanhamento psicológico.
O mundo virtual definitivamente mudou a vida e a forma de comunicação das pessoas, o que antes exigia uma ligação, hoje resolvemos por uma mensagem de whatsApp, também podemos observar que as relações ficaram mais superficiais, atualmente é mais fácil terminar um relacionamento através das redes sociais, sem precisar olhar nos olhos do parceiro, mas essa superficialidade e velocidade das coisas tem afetado bastante a vida das pessoas, a falta de limites nas redes sociais tem aumentado os casos de ansiedade, depressão e compulsão.
Estima-se que muitos indivíduos tenham um comportamento desviante ante o uso da internet, o que prejudica sua saúde emocional e física. E você como tem usado as redes sociais? Espero que você esteja desfrutando do mundo virtual com moderação!
Gostaria de sugerir algum tema? Ficou com alguma dúvida? Escreva para aparecidamirandapsicologa@gmail.com
Até a próxima semana, com mais temas importantes!