O dia 10 de setembro é marcado pelo Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas você sabia que, a cada 40 segundos, uma pessoa tira a própria vida em algum lugar do planeta?
Segundo dados da ONU, mais de 800 mil pessoas morrem por suicídio durante o ano no mundo, sendo a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. Em média, setenta e cinco por cento dos suicídios ocorrem em países de baixa e média renda. Então, vamos falar mais sobre esse tema que ainda é visto como tabu, em nossa sociedade. Falar sobre a prevenção do suicídio pode salvar vidas, fale mais sobre este assunto.
De acordo com a Organização, infelizmente poucos países incluíram a prevenção ao suicídio entre suas prioridades de saúde e só 28 relatam possuir uma estratégia para lidar com o problema. No Brasil, estudos apontam números preocupantes de 2007 a 2016, 1006.374 pessoas morreram em decorrência do suicídio, em 2016, a taxa foi de 5,8 por 100 mil habitantes.
De acordo com a divulgação do Ministério da Saúde, a intoxicação é responsável por 18% das mortes, enquanto o enforcamento apresenta um índice de 60% dos óbitos. Do total de ocorrências, 70% das tentativas de suicídio por intoxicação aconteceram com mulheres. Dados recentes indicam que os casos de intoxicação aumentaram em cinco vezes nos últimos anos, em 2007 foram registrados 7.735, enquanto que em 2017 o número saltou para 36.279 notificações. A região Sudeste concentrou 49% das ocorrências, seguida da região Sul, com 25%.
Neste cenário, podemos citar alguns métodos usados para chegar ao ato: a ingestão de pesticida, enforcamento, armas de fogo, drogas lícitas e ilícitas.
Muitos suicídios ocorrem de forma impulsiva em momento de crise, por incapacidade de lidar com os conflitos, problemas financeiros, términos de relacionamentos, desastres, violência, abusos ou perdas, doenças, dores crônicas, abandono, pessoas que sofrem discriminação, como refugiados, indígenas, LGBTI e pessoas privadas de liberdade, esses são alguns fatores que podem contribuir para o suicídio.
Os suicídios podem ser evitados através da identificação precoce do problema, tratamento e cuidados com a pessoa que sofre, a atenção e o carinho da família e dos amigos são fundamentais.
Gostaria de sugerir algum tema? Ficou com alguma dúvida? Escreva para aparecidamirandapsicologa@gmail.com
Até a próxima semana, com mais temas interessantes! Espero vocês, queridos leitores! Um abraço.