Vamos começar falando, esta semana, de um pão com sabor marcante e textura diferente, o pão alemão.
Vamos conhecer um pouco de sua história. Obviamente, como o próprio nome diz, as origens desse pão remontam à Alemanha. Lá, este pão surgiu como uma forma de economia e renda extra para os padeiros do século XV, e hoje, é apreciado em todo o mundo, especialmente pelos benefícios que os ingredientes trazem à saúde por ser feito totalmente de centeio integral.
Para a preparação de pães diversos, os profissionais da região alemã utilizavam fornos feitos de cerâmica. Faziam o fogo bem cedo e esperavam até que ele se apagasse. Por esse motivo, demoravam muito para aquecer e esfriar e, durante a noite, as altas temperaturas continuavam dentro do forno e o calor era liberado lentamente.
Para o aproveitamento dessa energia, os padeiros cozinhavam a massa do pão durante toda a noite, apenas com o calor do forno, resultando em um alimento de cor bem escura e textura pesada, o pão alemão.
Existem alguns chefs de cozinha que dizem que este tipo de pão combina muito com linguiças e cerveja . Há também varias receitas de sanduíches que misturam este pão com queijos, carnes e saladas.
A receita desse pão, como dissemos anteriormente , faz muito bem à saúde pois diminui taxas de glicemia, reduz os riscos de câncer de próstata e mama e aumenta a sensação de saciedade ajudando na perda de peso.
Podemos encontrá-lo em padarias típicas ou lojas com alimentos da cultura alemã porém, a Wickbold possui uma linha de pães nas versões 100% integral, 3 grãos e Fitness.
Até semana que vem.