Márcia Sakumoto: Feriado OBON, festival e tradição

Semana passada contei para vocês um pouco sobre o verão no Japão, falando de passeios aquáticos e altas temperaturas, onde aproveitamos para nos divertir com os amigos e familiares em passeios de verão. Esse tema me veio em mente por fazer parte da nossa rotina atual por aqui, estamos no feriado,momento de relaxarmos e descansarmos depois das horas excessivas de trabalho nas indústrias japonesas. Por isso o assunto hoje é o feriado Obon, festival e tradição. Essa data tem uma importância para as famílias budista, além da compreensão dos movimentos dele no Japão nessa época do ano.

Se você estiver ou planejando desembarcar por aqui no verão, vai encontrar muitos viajantes, apesar de não ser um feriado nacional é um momento especial para as famílias, o que faz muitas pessoas saírem de férias. No período de 13 a 15 de agosto você irá encontrar o Japão inteiro em festividade aguardando a visita dos espíritos ancestrais. Tradicionalmente as famílias se reúnem para a limpeza da casa e dos túmulos nos cemitérios das cidades.

No primeiro dia a família reunida em frente ao (Butsudan) altar budista, acendem lanternas, oferecem frutas, chá verde, saquê como seu parente ainda estivesse vivo, também colocam quatro palitos em um pepino representando um cavalo para acelerar a chegada dos espíritos de seus ancestrais.

Ao anoitecer em volta de uma plataforma alta chamada de yagura uma pessoa canta e ao som de taiko(tradicionais tambores japoneses) a maioria das pessoas da comunidade vestida de yukata (quimono de verão)dançam Obon Odori em volta da plataforma.

No cemitério, acontece o Ohakamairi, quando as famílias com escovas, baldes de água e uma concha fazem a limpeza do túmulo e enfeitam com flores demostrando cuidado e gratidão ao seus ancestrais.

Veja Também  Flávia Andreoli: Um pouquinho de Genebra...

No terceiro dia acontece o okuribi togonagashi (despedindo-se dos espíritos) as famílias acedem lanternas de papel chamadas de Chiochin nos rios e lagos iluminando o caminho do retorno de seus ancestrais, assim finalizando o as festividades da tradição de finados no Japão.

Apesar de ser um dia de finados as festividades são alegres com danças e músicas tradicionais, além de uma excelente oportunidade para reunir os familiares.

No Brasil nas cidades onde há uma concentração maior da comunidade nippo-brasileira é comum haver o Obon Matsuri, se você ficou com vontade de conhecer essa festividade e não pode vir ao Japão aproveite essa oportunidade.

Tá curtindo? 

Deixa seu comentário, compartilhe e siga-nos nas redes sociais.

Sayonara

Loading

Uma resposta

  1. Nas montanhas do “coração do Japão” tem um festival com mais de 400 anos e nos três dias do Obon as danças acontecem desde o pôr do sol até o amanhecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens