Andrea Ignatti: Partindo dessa pra melhor

Flamengo e Internacional, chamada imediata, dirijam-se à plataforma de Jogo-Da-Volta, destino Porto Alegre, desembarque no Portão 28-de-Agosto. Estamos partindo para a semifinal da Libertadores.

Se não há técnico, nem técnica, nem tática, nem truque, nem força, nem teoria, nem treinamento, não há jogo. Mas impertinente seria avaliar o trabalho do corpo sem a concentração da mente e sem um combustível abstrato, que, tantas vezes pensado contrário à razão, ao raciocínio lógico, prova-se complementar a ele, paralelo, companheiro de caminhada: a emoção, a paixão, o sentimento.

Bruno Henrique não aprendeu a jogar futebol ontem, nem semana passada. (Se bem que não seria justificativa, porque tem jogador por aí que, até hoje, não acerta o caminho do gol, nem o posicionamento na área, nem se corre nem se fica, nem se joga, nem se briga, nem se brinca…) Mas, desde que foi convocado para a Seleção Brasileira, o Flamengo é que saiu ganhando, literalmente.

Paradoxal, isso. O jogador vai desfalcar o time por causa dessa convocação. Só que, enquanto isso, vai fazendo gol, fazendo gol, fazendo gol, fazendo gol, talvez como nunca tenha feito. Pergunte a ele qual a maior alegria neste momento: a convocação ou os gols que têm dado ao Flamengo vitórias extremamente importantes nos dois campeonatos que disputa?

Paradoxal, também, ao torcedor que gosta de ver seu jogador chamado pra Seleção ― justamente até o momento em que se dá conta de que vai fazer falta ao time. Pergunte ao torcedor se prefere ver o jogador na Seleção, destacando seu clube, ou garantindo gols e vitórias, ainda mais num momento tão peculiar como este do Bruno Henrique.

Convenhamos: a emoção de ter sido convocado mexeu com o potencial técnico do jogador. Isso é real. Está provado jogo a jogo. Alegria é motivação a mais, capaz de otimizar teoria, conhecimento, técnica, razão. E também capaz de contagiar.

E Libertadores… quem não quer?

Coloquem combustível nesse avião, Flamengo e Inter! Porque semana que vem a gente espera vocês! Estamos juntos, partindo dessa quarta-feira, dessa fase de quartas-de-final, para uma melhor: a quarta que vem, rumo à semifinal!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens