Descoberta por um médico francês chamado Frederick Leboyer, em meados dos anos 70, a técnica de massagem Shantala traz diversos benefícios quando aplicada em bebês.
O primeiro deles é o vínculo afetivo criado entre o massageado (bebê) e quem a faz (pai, mãe, avós, cuidadores, etc.). O toque, a harmonia, a troca de olhares e de energias que ocorre durante a aplicação promovem segurança e demonstram todo o amor com que o bebê foi recebido no seio familiar.
Dentre os benefícios físicos estão: favorecimento da respiração, estimulação dos sistemas cardiovascular e gastrointestinal, redução do estresse, ajuda no soninho dos bebês, dentre outros.
Além disso, promove acolhimento e conforto, inclusive ajudando no alívio das cólicas, se a massagem for aplicada diariamente. Portanto, ela deve fazer parte da rotina do bebê e ser feita sempre no mesmo horário.
Algumas informações importantes
- A Shantala só deve ser iniciada após 30/40 minutos da alimentação do bebê, que é tempo suficiente para a digestão e para que a criança não esteja com fome.
- Ela só pode ser aplicada após 1 mês de vida, para aguardar a cicatrização do umbigo e descamação da pele. Os toques da massagem são profundos e trabalham músculos e articulações, por isso esse tempo é respeitado.
- Deve-se ficar atento aos bebês prematuros, pois para eles o tempo é um pouco mais longo. Por exemplo: se o bebê nasceu de 7 meses, devemos esperar um total de 3 meses: 2 de gestação (que foi interrompida) e mais 1 mês que é o recomendado.
- A massagem pode ser aplicada por quanto tempo ele aceitar, sem contra indicações para o desenvolvimento de um bebê saudável.
Enfim, a massagem Shantala promove diversos benefícios para as crianças e, consequentemente, para os pais e familiares, pois o bebê dorme melhor, fica mais calmo e relaxado, e ainda tem sua relação estreitada com quem a aplica.
Através da minha empresa 100 Segredos Consultoria Materna, ofereço oficinas de Shantala para grupos e individuais, em São Paulo e região. Entre em contato pelo email: consultoriamaterna100segredos@hotmail.com e consulte-nos!