E, continuando nossas descobertas no mundo dos pães, falaremos hoje dos pães Finlandeses.
A culinária finlandesa não é muito famosa no mundo, mas possui suas peculiaridades. Algumas comidas são bastante saborosas, mas outras não devem agradar tanto.
Foi na Finlândia que surgiu o primeiro pão à base de farinha de insetos.
Mais rica em proteínas do que qualquer pão de trigo normal, as pessoas que já tiveram a oportunidade de provar um pão feito com essa farinha, dizem que não notaram muita diferença dos pães mais tradicionais feitos com farinha de trigo.
Assim como em grande parte dos outros países nórdicos, na Finlândia o pão também é parte importante da alimentação, aparecendo na mesa como acompanhamento ou prato principal a qualquer hora do dia.
A panificação finlandesa é cheia de pães rústicos à base de centeio e fermentação natural, mas também tem vários tipos de receitas que podem satisfazer à todos. As mais conhecidas são :
1) Ruisleipa – pão mais popular do país. É escuro, feito com farinha de centeio integral e fermento natural, podendo ser armazenado por bastante tempo , sendo servido em fatias a cada refeição.
2) Rieska – pão de formato chato não levedado à base de cevada. É servido quente com um pouquinho de manteiga e um copo de leite.
3) Kaurasampyla – sampyla significa “pão de sal” em finlandês, enquanto kaura quer dizer aveia. Por ser o grão mais produzido na Finlândia, a aveia é usada em várias receitas .
Até semana que vem!
Uma resposta
sämpylä (Finnish)
Origin & history
From Old Swedish sembla or sämbla. Compare Swedish semla.