Márcia Sakumoto: Soroban, a arte nipônica de calcular

Soroban, a arte nipônica de calcular é um antigo instrumento de cálculo. O ábaco, foi criado na Mesopotâmia e aperfeiçoado por chineses e romanos. É uma espécie de calculadora que resolve diversos cálculos, bastante usada em 400 A.C por egípcios, indianos, gregos e romanos.

No Japão ele veio por influência chinesa, sendo importado pela China por volta do século XVl, se tornando um instrumento utilizado por crianças a partir dos 3 anos de idade ajudando no desenvolvimento numérico, aritmético e no desenvolvimento do raciocínio lógico e da memória, suas técnicas geram agilidade na execução de qualquer cálculo seja adição, subtração, multiplicação, divisão, e também conseguimos trabalhar com horas, minutos, segundos ,conversões de peso e medidas, decimais, raiz quadrada e cúbica.

Vamos entender um como funciona um soroban?

A técnica do soroban é chamada de SHUZAN. Ele é dividido por diversas colunas que representam unidade, dezenas, centenas etc. Quadrado ou retângulo a armação é chamada de WAKU que têm várias colunas, chamadas de KETA nas quais são divididas em duas partes por uma barra fixa horizontal, essa barra é chamada de HARI, os TEIINTEN são pontos de referência que indica a ordem das unidades das peças, as peças são chamadas de DAMA sendo GODAMA na parte superior onde o valor de cada uma é cinco, por isso GO, na contagem em japonês go é o número 5, e ICHIDAMA na parte inferior onde o valor de cada uma é um, na contagem em japonês ichi é o número 1.  

Então vamos lá:

Sempre da esquerda para direita, quando nenhuma das peças DAMA está enconstada na barra fixa HARI significa que o soroban está zerado. Quando movimentamos uma peça da parte inferior para cima temos o número 1, ao movimentarmos mais uma peça temos o número 2, assim por diante. Agora vamos complicar um pouco, para representarmos o número 5 movemos 5 peças? NÃO!!! Vamos mover uma peça da parte superior, agora para representarmos o número 6 formamos (5+1), ou seja, movemos a peça superior para baixo e empurramos uma inferior para cima.

Veja Também  Marina Aidar: Holding familiar

Complicado???

Não se preocupe, existem vários vídeos explicando direitinho a técnica de como calcular com um soroban. Uma das curiosidades mostradas é o fato de alunos chineses conseguirem desenvolver cálculos avançadíssimos mais rápido que calculadoras eletrônicas.  

Gostou dessa curiosidade?

Curte, Comenta e compartilhe com os amigos!

 Até semana que vem!!!

Beijos luz! Sayonara.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens