Hoje em nossa coluna vamos falar sobre vamos falar sobre as principais causas de diarreias e como elas podem ser evitadas.
- Viroses grastroentéricas (Parvovirose, Coronavirose, Cinomose)
São as mais perigosas, na grande maioria das vezes vem acompanhada de sangue nas fezes. Além de diarreia as viroses também causam vômitos, perda do apetite, desidratação, emagrecimento e queda da temperatura corporal repentinamente. O tratamento é de suporte, reidratando o animal e administrando medicações que cortem os sinais clínicos. Só a vacina consegue manter o animal imune a essas viroses.
- Mudanças repentinas da alimentação (troca de ração)
Sempre que você desejar trocar a ração do seu bichinho, por qualquer que seja o motivo deve-se fazer uma adaptação ao novo alimento
- Fornecimento de alimentos que não fazem parte da dieta do cão (restos de comida, doces, leite).
Cães, principalmente filhotes, são muito sensíveis a novos alimentos. Sem dar ao seu amiguinho comidas que não são feitas para eles.. Chocolates contém uma substancia TÓXICA chamada teobromina que podem até matar. Portanto o que para dono pode ser uma delícia, para cãozinho pode ser muito perigoso.
- Verminoses (Giardíase, Ancilostomíase)
Verminoses como a Giardíase e a Ancilostomíase também são causadores de diarreia e podem ser evitadas dando vermífugos semestrais. Uma dica é alternar os vermífugos, não pela marca, mas sim, pela substância, fazendo com que haja uma maior abrangência entre os tipos de vermes.
- Situações estresse (mudanças de ambiente)
Mudanças de ambiente, mudança de hábitos podem gerar estresse principalmente em animais adultos e velhos. Esse estresse pode causar uma queda na imunidade e consequentemente uma diarreia. Levar brinquedos, panos e outros objetos que façam referência a moradia antiga podem ajudar a minimizar essa mudança.
Boa semana e até a próxima!