Edson Andreoli: Cuidado com as informações que você recebe pela internet

Com a facilidade de acesso à informação vem também a facilidade de encontrar coisas muito perigosas nas redes sociais, como por exemplo Blogueiras Fitness. Isso mesmo! Essa galera que adora dar dicas de treinos e alimentação, mas que nunca assistiram uma aula de Educação Física ou Nutrição em alguma universidade.

Com corpos sarados e musculatura aparente (na maioria das vezes por uso de anabolizantes e/ou intervenções cirúrgicas), muitos se acham no direito de passar orientações na Internet.

Mas não podemos focar apenas nesse pessoal aventureiro que sai por ai falando o que bem entende. Tenho visto também, com frequência, Educadores Físicos (que se dizem formados) escrevendo muitas bobagens nas redes sociais. Quando digo bobagens me refiro à exemplos de exercícios sem embasamento científico, orientações para “Definição muscular” ou “faça esse exercício e fique com a barriga tanquinho” etc.

Muito me entristece ver que uma grande quantidade de pessoas ainda acredita em qualquer coisa que encontra na Internet e, por comodismo, não vai investigar de forma mais profunda a real eficiência daquele determinado exercício e/ou treino.

Vamos sair do comodismo, vamos pesquisar mais, vamos procurar em sites de confiança e, preferencialmente, procurar o currículo do professor que está lhe dando as tais dicas milagrosas.

Você se submeteria a uma cirurgia sem saber a procedência ou experiência do médico?

Andaria sobre uma ponte sabendo que aquele que a fez não é formado em Engenharia?

Então porque segue dicas de pseudocelebridades ou executa exercícios que você nem sabe a real influência que isso trará para seu organismo? Saúde é coisa séria e Educação Física também.

Não coloque sua saúde em risco. Exija um profissional habilitado para poder lhe dizer o que fazer.

Veja Também  Fitness: Você sente fome o tempo todo?

Não é qualquer pessoa que pode controlar sua carga de treino, analisar seu desempenho, alterar sua planilha, etc.

Faça atividade física de forma supervisionada ou mesmo que sem supervisão, em um parque, por exemplo, mas tenha conhecimento do que está fazendo. Procure se informar antes de executar e visite sempre um médico de confiança.

Cuidado com os charlatões, eles estão por toda a parte e em todos os ramos profissionais!! FIQUE ESPERTO E BONS TREINOS!

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens