Márcia Sakumoto: Curiosos gestos no Japão

Minha mãe sempre me disse: quem têm boca vai à Roma! Mas e quando você, assim como eu chegou do outro lado do mundo sem entender uma palavra que estão te falando, os gestos podem ser a salvação para um início de comunicação, será? Pelo menos era o que eu pensava! Rsrs

O gesto é uma forma de transmitir algo aos outros, um movimento primitivo usado desde os primeiros povos, porém nem sempre a transmissão significa a mesma intenção, portanto venha conhecer alguns gestos japoneses com intensões diferentes aos nossos costumes.

PEESU-PAZ

O V de vitória feito com o dedo indicador e o dedo médio por aqui é paz ou sucesso, mas o sucesso dele está mesmo nas fotografias, onde a maioria dos japoneses dizem “cheesu” e fazem o gesto para um registro de alegria nas fotos.

DAIJOBU DESUOK

A união do dedo polegar ao indicador formando um círculo com os outros três dedos levantados para cima, quer dizer que você concorda, que está tudo bem, assim como no mergulho, e outros lugares está tudo OK. Porém ao fazer este gesto ao atendente da farmácia pode ser intencionado como o pedido de camisinha que em japonês se fala kondoumu.

OKANE – DINHEIRO

A mesma união dos dedos como de daijobu, porém com a mão na posição contrária com os três dedos esticados para o lado e o círculo para cima lembrando uma moeda, estaremos nos referindo a dinheiro.

DAME DESUNÃO PODE/NÃO TEM

Cruze os braços e forme um x com as mãos retas e dedos esticados para cima em frente ao tórax sinalizando um acesso proibido, uma repressão, a falta de algum produto no supermercado entre outras negatividades. Os japoneses usam bastante esse gesto com as crianças, inclusive se você quiser ser mais discreto pode simplesmente cruzar os dedos indicadores em x posicionando as mãos em frente ao tórax.

Veja Também  Sônia Pezzo: Parque Chácara Silvestre

SUMIMASEN/GOMENDESCULPAS

A junção das palmas das mãos em forma de prece na frente do rosto curvando a cabeça para frente é a maneira que os orientais costumam usar para pedir desculpas, existem outras, se você quiser saber deixe nos comentários que prometo trazer em outro artigo as várias formas de pedidos de desculpas.

ITADAKIMASU/GOCHISOUSAMA – OBRIGADO PELA REFEIÇÃO

Assim como o movimento de desculpas com as mãos em prece, porém com um leve arco e um movimento com a cabeça para frente podemos dizer ou somente mentalizar a palavra itadakimasu, agradecemos humildemente pela refeição antes de inícia-la. Ao finalizamos, seguimos com o mesmo movimento expressando verbalmente o gochisousama.

WATASHI – EU

Apontar com o dedo indicador para a ponta do nariz referindo-se a si mesmo, eu.

KAWAII DESU KA? – Estou bonita?

Opa, se você acompanha a coluna já sabe o que significa essa palavra. A meiguice dessa expressão em denominar algo bonitinho, é bastante usada por aqui tanto para objetos, pessoas, visual e até comportamentos. Portanto coloque as pontas dos seus indicadores um em cada bochecha, sorria perguntando: Kawaii? Esse gesto é mais usado por crianças e jovens.

SEKKUSU-SEXO

Superdiferente da sua representação do Brasil, o gesto de figa que fazemos com a mão, por aqui quer dizer sexo, é um gesto bastante vulgar, portanto cuidado com a intensão, desejar sorte para alguém pode transmitir outra mensagem.

KUBI NI NARIMASHITA-DEMISSÃO

Passando a mão esticada em linha reta pela frente do pescoço é o gesto de uma demissão, semelhante a expressão: cabeças vão rolar! Kubi ni nata significa perder o emprego, kubi ni narimashita é demissão.

Bem gente, existem muito mais gestos que os japoneses usam para se expressar e transmitir aos outros, suas mensagens, espero que tenham curtido e aproveitem para evitar algumas gafes com os japoneses, além de situações desconfortáveis.

Veja Também  Maternidade: Entrevista - Cuidados com os bebês em viagens

Comentem, curtam e compartilhem.

Até a próxima com mais Japão!

Sayonara

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens