Hoje a Coluna do Circuito ABC conta um pouco da história do Pavilhão Vera Cruz em São Bernardo do Campo.
O Estúdio e Pavilhão Vera Cruz completou 70 anos em 2019. Inaugurado em novembro de 1949, por iniciativa do produtor teatral italiano Franco Zampari e o industrial Francisco Matarazzo Sobrinho, foi uma referência do cinema nacional nos anos 50. O estúdio produziu mais de 20 longas-metragens e produções importantes da época. Os cinco anos de funcionamento dessa companhia cinematográfica renderam 22 montagens, entre curtas e longas, que em alguns casos chegaram a prêmios no Festival de Cannes como “O Cangaceiro”, e os curtas “Painel” e “Santuário”. A maioria destas produções estreladas pelo ícone saudoso Amácio Mazzaropi (1912-1981).
Por sua referência à memória cultural do Grande ABC e do Estado de São Paulo, e sua contribuição para a formação de uma geração de cineastas e profissionais de cinema, o Vera Cruz é patrimônio tombado.
O Estúdio e Pavilhão Vera Cruz possui dois galpões, cada um com mais de 3,6 mil m² que são voltados à realização de eventos ou gravações, desde quadros de programas da televisão brasileira, festivais gastronômicos, exposições diversas, feiras temáticas.
A Feira da Moda Inverno – FEIMI (antiga Feira do Circuito das Malhas) acontece todo ano geralmente no mês de Junho no pavilhão Vera Cruz oferecendo estacionamento gratuito e a entrada custa R$8,00 (valor não atualizado).
O estacionamento é amplo e em alguns eventos é pago, com valor determinado de acordo com a atração.
Devido ao período de quarentena as informações dos eventos podem estar desatualizadas. É preciso confirmar os detalhes com os organizadores.
Endereço: Pavilhão Vera Cruz, Avenida Lucas Nogueira Garcez, 856, Jardim do Mar, São Bernardo. Telefone: (11) 4121-7492
Sônia Pezzo
Imagem retirada da internet.
Respostas de 2
Sônia, fui em vários eventos e feiras muito bom!
É um espaço muito bem utilizado, com muitos eventos que vale conhecer! Muito obrigada Cida por seu comentário! ?