Paty Santos: Por que o Corinthians e Palmeiras é Derby Paulista?

Hoje o futebol paulista está de volta. Eu sei que o torcedor está com saudades dos bares em volta dos estádios lotados, do lanche de pernil, das camisetas penduradas com as logomarcas dos patrocinadores estampadas no lugar errado, da pizza por R$10,00 ruim pra caramba, mas que dá pra comer (hahaha) e do combo 3 por R$10, mas ainda não será possível, e nem sabemos quando será.

Os jogos do Campeonato Paulista serão somente na capital e na baixada santista, e sua volta já marca com um duelo daqueles: Corinthians e Palmeiras – o Derby Paulista.

Um dia meu querido “vôzinho” santista, nas inúmeras vezes que falávamos de futebol (era a única neta que trocava ideia assim com ele), me perguntou o motivo pelo qual chamavam o jogo entre os dois times de Derby. Eu não sabia responder, até que ele me falou; “então pesquisa pra mim, mas principalmente pra você ”fia”, já que um dia você quer viver disso.” Aquele tempo não existia internet, mas levei a resposta no outro fim de semana, e tenho certeza que muita gente não sabe da origem do nome, e hoje achei uma baita oportunidade trazer aqui na coluna.

Thomaz Mazzoni foi um grande jornalista esportivo (real, grande mesmo), que comparou o duelo entre os times rivais à disputa da corrida de cavalo Derby de Epsom, uma competição conhecida internacionalmente. Thomaz também apelidou os outros clássicos paulistas: Majestoso (Corinthians vs São Paulo); Choque Rei (Palmeiras vs São Paulo) e Sansão (Santos vs São Paulo).

A grandeza do Derby de Epsom, de certa forma existe toda vez que Palmeiras e Corinthians se enfrentam. Traz pra gentes grandes jogos, grandes histórias para o futebol e uma rivalidade interminável entre os times, e consequentemente entre as torcidas. Imaginem! O primeiro confronto foi em 6 de maio de 1917, quando Palmeiras ainda era Palestra Itália. É muita coisa pra contar (seria um mês de coluna só falando disso, pra mais).

Veja Também  Nika Pereira: Um ano de muito futebol

Não sei pra você, mas pra mim é o maior clássico do país, e está entre os maiores do mundo. Esta é uma discussão bem gostosa, porque meus amigos gaúchos falam que eu sou doida, (Gre-Nal)) meus amigos flamenguistas dizem que não tem nada como Flamengo e Vasco, e eu continuo relutante, nada supera um Derby Paulista, mesmo sabendo que ele já foi melhor hahahaha.

Já imagino a ansiedade e as dúvidas dos palmeirenses e corintianos. Como será o verdão sem Dudu? Será que com a parada, agora o coringão reage? (se perder ou empatar é eliminado do Paulista). Fora os desfalques que ambos times terão, “maaaaas”, só vamos conseguir saber às 21h30, quando o clássico começar na Arena Corinthians.

Ah, quer saber quem mais venceu no Derby? Está empatado, 127×127.

E olhe só, se você chama o Campeonato Paulista de Paulistinha, pode parar! Existem estaduais piores por aí, “eeeeeeeeee” sei que você fica bem bravo (a) quando seu time perde o Paulista, viu? Quer saber minha opinião? Estadual é mais que obrigação. Hehehe.

Cuidem-se. Até semana que vem!

Imagem: https://www.palmeiras.com.br/pt-br/central-de-midia/fotos/album/?t=palmeiras-x-corinthians-09-11-2019&n=72157711713590552#gallery-4

Loading

Respostas de 6

  1. Ahh que saudades do futebol, da quarta feira de futebol e sim, dia de derby!
    Que saudades de digitar isso: Oje tem, oje tem PALMEIRAS!

    Dia que acordamos pensando no jogo, dia de ansiedade, dia que a hora não passa e que 21h30 demora mais que a quarentena rs!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens