Sônia Pezzo: Represa Billings

A Coluna do Circuito ABC de hoje conta um pouco da história da Represa Billings

Um dos maiores e mais importantes reservatórios de água da Região Metropolitana de São Paulo, a Represa Billings está subdividida em oito braços principais, correspondentes aos cursos de água dos rios que a formam.

Seu início aconteceu em meados de 1910, quando a Serra do Mar foi escolhida pelo engenheiro Walter Charnley como local para um grande projeto de geração de energia. No início, a Represa tinha como objetivo armazenar água com intuito de gerar energia para uma usina hidrelétrica em Cubatão.

Em 1923 o engenheiro americano Asa White Kenney Billings, na época funcionário da extinta concessionária de energia elétrica Light, idealizou a represa e sua construção teve início em 1925 e seu término em 1927, quando se iniciou o enchimento do reservatório.

Em 1949, o projeto foi ampliado com o planejamento de um novo reservatório, que foi rebatizado com o nome de seu idealizador “Billings”. O objetivo era desviar parte das águas do Alto Tietê para a represa, aumentando assim sua vazão. O desvio das águas foi possível revertendo-se o curso natural do rio Pinheiros por meio da construção de duas usinas elevatórias, Pedreira e Traição, situadas no leito do próprio rio. E assim foi possível a ampliação da capacidade de geração de energia elétrica.

Billings é considerado um dos pioneiros no desenvolvimento dos sistemas de energia elétrica no Brasil, devido à criação de projetos de usinas hidrelétricas para beneficiar os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Infelizmente devido a problemas causados pelo crescimento populacional elevado, rápido e sem planejamento, a represa Billings sofre hoje com alguns trechos poluídos pelo descarte de lixo e móveis velhos nas águas pelos próprios moradores, por isso, apenas dois braços dos oito que a formam, são utilizados como água potável pela Sabesp.

Veja Também  Laura Lima: Três festivais para curtir no segundo semestre do ano

Os problemas são intensos, o que faz a qualidade da água nem sempre ser boa para consumo. Isso obriga a medições periódicas pelos técnicos que retiram amostras de vários pontos da represa para medir a qualidade da água.

Cuidar da natureza é responsabilidade de cada um de nós, cuide do mundo para que seus filhos e netos possam conhecê-lo lindo e perfeito como você um dia o conheceu!

Sônia Pezzo

Imagens:

1-)https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/sma/represa-billings-nossa-agua-nossa-vida?inheritRedirect=true

2-) Imagem feita e enviada pela colunista

Loading

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens