No final do mês de março/2020, em plena pandemia promovida pelo Covid-19, aconteceram duas invasões a prédios na mesma semana. O modus operandi foi idêntico e inovador na região central e Zona Sul/SP.
Os crimes foram praticados por apenas um ladrão; a estratégia para ingressar nos edifícios foi inusitada. Forçou a base do portão principal de veículos de forma que cedesse cerca de meio metro, espaço suficiente para passar por debaixo. A mesma estratégia foi usada no segundo portão, que forma a eclusa de autos.
Tenho certeza que o leitor está desejando me fazer a seguinte indagação:
“Mas Lordello, qual a explicação para o portão automático de veículos ceder tão facilmente?”
Observe na extensão na altura do portão, geralmente tem um pino na parte central em cada lado, chamado de “ponto de giro”. Quando o portão está fechado existe vulnerabilidade na parte inferior.
Mas como a penetração ocorre?
O marginal segura com as duas mãos na quina do portão pela parte de baixo e força a folha para fora, envergando-a aos poucos até que consiga passar pelo vão.
E como sanar essa vulnerabilidade Lordello?
Muito simples! Basta instalar trava elétrica em cada lado do portão de autos na parte inferior e, dependendo do modelo, basta uma trava elétrica na parte de cima. Essa análise deve ser feita por especialista da área. Quando o portão é fechado pelo morador, a trava elétrica é acionada automaticamente e um pino é acoplado na estrutura do portão, não permitindo que ele ceda na parte inferior, impedindo, dessa forma, que invasão ocorra por aí.
DICAS IMPORTANTES
Como a trava elétrica funciona?
Um pulso elétrico é enviado quando o motor é acionado pelo morador ou porteiro, fazendo com que a trava destrave, ou seja, o pino é recolhido automaticamente liberando a abertura do portão. Por outro lado, é bom deixar avisado que esse equipamento precisa de lubrificação para que o pino ou embolo deslize da forma correta durante seu percurso. Se por algum motivo o pino enroscar e manter o portão travado, o motor vai insistir na abertura, podendo provocar dano a ponto de queimar a máquina Outro item que alguns instaladores esquecem, é a plaquinha eletrônica de trava elétrica. Essa placa tem um circuito que aciona em conjunto com o motor, mas o pulso elétrico dura somente alguns segundos, tempo necessário para que o portão saia do ponto inicial. Ligada de forma errada, a trava fica em constante acionamento durante o percurso inteiro do portão, forçando demais, seu funcionamento e aquecendo sem necessidade. Aquecendo demais, com vários acionamentos simultâneos, a trava elétrica pode queimar, e se estiver ligada de forma errada em paralelo com o motor, queima o motor do portão junto.
JORGE LORDELLO
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