João Eduardo Dmitruk: Nova liga metálica promete inovação em todo setor energético.

Na coluna Tecno é vida desta semana, falaremos sobre um novo metal supercondutor que pode ser considerado o protagonista ano de 2020!

Os metais supercondutores são estudados desde 1911, quando cientistas observaram que a resistência elétrica do mercúrio era quase zero à temperatura muito baixas, próximo do zero absoluto, menos de -260º Celsius. Este ano, a descoberta foi feita por cientistas americanos e publicada pela revista Nature.

Essa descoberta inova o mundo tecnológico, pois se trata de um metal supercondutor à temperatura ambiente. Assim as possibilidades transformações são gigantes, esse novo metal pode gerar um grande impacto na nossa realidade de hoje, uma vez que com metais supercondutores, teríamos por exemplo, a transmissão de energia sem perdas.

Considerando que estamos em um momento histórico onde a otimização busca reduzir perdas e prejuízos devido à escassez de diversas matérias prima, os metais supercondutores à temperatura ambiente são um grande avanço tecnológico e encerram uma miríade possibilidades de inovação em todos os campos da sociedade. Vocês podem imaginar a economia e o impacto positivo ao se gerar energia em uma usina e enviar à uma cidade inteira sem perdas no percurso?

Viveremos uma nova era com a possibilidade de sintetizar matérias supercondutores sem o uso de baixíssimas temperaturas ou grandes pressões (maneira de como fazemos hoje em dia). Essa tecnologia será brevemente usada em carros elétricos autônomos garantindo uma economia gigantesca de combustível fóssil!

Vale ressaltar que países como Reino Unido, França e Japão adiantaram a proibição de carros movidos à gasolina e diesel de 2050 para 2030. Portanto essa inovação certamente possibilitará produção em larga escala do setor automobilístico produzidos com metais de alta condutividade.

Veja Também  João Eduardo Dmitruk: A tecnologia no campo, dos cavalos aos drones.

Assim, o que era uma obrigatoriedade difícil de ser cumprida, se tornará um exemplo do quanto a tecnologia pode ajudar em um mundo menos poluído e mais limpo.

 

João Eduardo Dmitruk.

 

Imagem 01:  Michelmond / iStock / Getty Images.

Imagem 02: https://betaeq.com.br/

Loading

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens