Mau humor tem remédio. Pessoas carrancudas e desanimadas podem estar sofrendo de um problema conhecido como distimia, um distúrbio da família da depressão, que melhora e muito com o uso de medicação adequada.
Durante muitas décadas, os psiquiatras acreditavam que esse jeito – de ser – fosse uma característica da personalidade e que havia muito pouco a ser feito.
No entanto, nos últimos anos, pesquisas inéditas e a descoberta de um novo arsenal de antidepressivos mostraram que esse mau humor crônico e arrastado poderia ser alterado com tratamento. A tese da personalidade depressiva perdeu força e as alterações de humor começaram a ser vistas como um desdobramento dos sintomas depressivos.
As características são, na maior parte do tempo, cansaço, baixa auto-estima, indecisão, preocupação e desesperança, mas podem aparecer também irritação, raiva e sentimento de culpa. Esses sintomas levam a sofrimentos e a prejuízo afetivo, social e ocupacional, segundo uma reportagem do Jornal Folha de São Paulo.
Caso esteja com mau humor, cure-se – isto é um sintoma e não parte de sua personalidade. Isso, com certeza, está fechando muitas portas para você, afastando pessoas, deixando-lhe sem visão para novas oportunidades e uma pessoa daltônica para as verdadeiras cores de seu futuro.
César Romão