Jorge Lordello: Sincericídio que magoa as pessoas.

Tem muita gente que acha que é qualidade falar o que pensa, ou seja, expor de forma absolutamente clara suas verdades. Pessoas que agem assim são chamadas de “sincericidas”. Para mim, essa postura não passa de um defeito que magoa. A verdade de cada um é sempre relativa, pois reflete ângulo pessoal de visão. O que pode ser certo para um, pode ser completamente errado para outro. O sincericida, na verdade, é uma pessoa que gosta de opinar sobre a vida dos outros sem se preocupar se está magoando ou colocando alguém para baixo.

 

 

Uma “verdade” sem empatia é apenas uma conveniência emocional para satisfazer o egocentrismo. Não existe preocupação nenhuma com o outro, muito pelo contrário, o objetivo é destruir a autoestima alheia.

Normalmente, o sincericida gosta de usar o termo “crítica construtiva”, mas, no fundo, quer diminuir a pessoa passando a pretensão de que o objetivo é ajudar.

Uma coisa é certa, se ninguém pediu sua opinião, cale-se. O sincericida, normalmente, é ácido e tem o poder de desmotivar seu alvo. Já uma pessoa sincera, é aquela que não tem o hábito de mentir nem disfarçar sentimentos. É franca, agregadora, transparente, leal, autêntica e fala com sinceridade.

 

 

Portanto, aconselho os caros leitores a se afastarem de pessoas sincericidas. A opinião delas pouco agrega, muito pelo contrário, quando saem de perto levam boa parte da energia de quem com elas estava. São esnobes, donas da verdade, agressivas e não aceitam opinião divergente.

Por tudo isso, quanto mais distante você ficar de alguém assim, melhor estará sua saúde emocional.

 

Jorge Lordello

 

 

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Veja Também  Sueli Oliveira: Suicídio em época de pandemia.

 

Imagens: cedidas pelo colunista.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens