O ano de 2021 começou a todo vapor! Hoje o assunto Techno é sobre as Cidades tecnológicas.
E como referência desse novo cenário de inovação tecnológica, escolhi as cidades inteligentes e planejadas. Amigos, posso afirmar que esses lugares são totalmente diferentes da realidade que você conhece hoje, eles são o tutoro agora!
A busca de tornar as cidades autônomas e planejadas não é novidade, visto o grande impacto negativo que uma cidade pode causar, não só ao meio ambiente, mas também ao nosso dia-dia.
Nesse sentido, o Japão criou uma cidade chamada Neom. A cidade japonesa busca humanizar seus espaços disponibilizando todos os serviços essenciais em um raio de 20 minutos de caminhada.
Já na Arábia Saudita, criou-se um projeto chamado ‘’the line’’, que disponibiliza as necessidades básicas à cinco minutos de caminhada. O projeto possibilitaria cruzar a cidade em até 20 minutos de carro.
Essas cidades inteligentes contam com rede de agua, luz e esgoto planejadas, transporte público desenvolvido por dados e tratados por inteligência artificial. A ideia basilar é que a cidade é feita para as pessoas e não para os carros. Assim, o projeto inova buscando otimizar ao máximo a experiência de seus cidadãos
Portanto, a tecnologia é poderosa no sentido de sistematizar os serviços públicos e possibilitar maior comodidade aos usuários.
Amigos, eu sempre penso quando estou parado no trânsito, o quanto estou perdendo do meu tempo! Eu poderia gastar com meu trabalho, família ou lazer…
As cidades techno-inteligentes propiciam mitigar o desperdício de recursos naturais e humanizar os espaços públicos, para que nossa vida se perpetue com possibilidades de escolha de como se gasta o tempo, nosso bem mais precioso!
João Eduardo Dmitruk
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem 01: Freepik
Imagem 02: www.archdaily.com.br
Imagem 03: www.vivadecora.com.br