Marcia Sakumoto: Estudar no Japão com tudo pago.

Você já pensou em vir estudar no Japão?

Aposto que você pensou que é muito caro?

Segue comigo, leia o artigo até o final que vou contar como isso é possível.

Essa oportunidade é oferecida todos os anos, desde 1956 pelo Ministério da educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão, conhecido como programa Bolsa de Estudo Mext (Monbukagakusho).

Todos os anos são oferecidos seis tipos de bolsas de estudos em áreas diferentes como: graduação, pesquisas, escolas técnicas, curso profissionalizante, treinamentos para professores, língua e cultura japonesa.

Cada um desses cursos tem suas próprias exigências, diferentes categorias, idade, duração e formações. O programa é um dos poucos que te livra das taxas acadêmicas, que por aqui costumam ser bem altas. A bolsa consiste em:

  • Passagem área ida e volta.
  • Isenção de taxas acadêmicas.
  • Curso de língua japonesa no primeiro ano do programa.
  • Bolsa mensal para custear moradia, alimentação e outras despesas.

É necessário ter o Ensino Médio, conhecimentos avançados em inglês comprovados em um teste de proficiência. Apesar de não precisar ter fluência em japonês, na minha opinião é interessante aprender pelo menos ler e escrever as duas escritas básicas, katakana e hiragana, isso vai fazer com você se antecipe e chegue aqui entendendo melhor o japonês e o inglês falado aqui, o silabário japonês não possui algumas sílabas que há no inglês e no português, assim alterando também a fonética fazendo com que a pronúncia desses idiomas seja diferente, principalmente no inglês.

Procurar se inteirar na cultura e costumes japoneses, podem ser interessantes, pois os japoneses prezam muito sua cultura, e mesmo tecnologicamente avançado, as tradições está presente na culinária, nos costumes e no comportamento da população, fácil se acostumar e se apaixonar pelo Japão.

Veja Também  Delunna: Locação de imóveis novos aumenta em São Paulo

Curiosidades que você vai adorar saber:

  • Período letivo se inicia no mês de abril e finaliza em março. Entretanto, o ingresso em outubro é possível em certas instituições.
  • O Japão tem 0% de analfabetismo e 100% de admissão escolar no ensino fundamental.
  • Algumas universidades já ministram curso em inglês.

Se você gosta de desafio embarque ainda esse ano, mas corre, as inscrições terminam na próxima semana, dia 22 de fevereiro, acesse o site do da Embaixada do Japão no Brasil e confira as disponibilidades. Quem sabe nos encontramos por aqui!

Atenção:

A embaixada só recebe inscrições de candidatos do Distrito Federal, Góias e Tocantins, os demais Estados devem entrar em contato com o consulado geral do Japão em sua região.

https://www.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/bolsas_programas.html

Beijos, até a próxima!

 Sayonara

Marcia Sakumoto

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagem: arquivo pessoal do colunista

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens