Ana Maria Lessa: Neurociência comprova a eficácia da Acupuntura

Acupuntura no Ocidente ganha cada vez mais adeptos, mesmo o tratamento sendo considerado “alternativo”. O fluxo de energia supostamente é conduzido pelos meridianos, por onde pode ser manipulado pela introdução de agulhas em pontos específicos das diversas estruturas anatômicas do corpo humano.  A falta de suporte em estudos anatômicos para a comprovação anatômica dos meridianos, sempre deixou uma lacuna em aberto. Mas, segundo um estudo recente, em parceria entre pesquisadores nos EUA e na China, a acupuntura age através dos nervos.

O Efeito da acupuntura não é privilégio humano, funciona até em camundongos anestesiados. A eficácia comprovada da acupuntura em roedores permitiu a pesquisadores o uso de todo um arsenal de modificações genéticas e farmacológicas para testar diretamente os circuitos e mecanismos de funcionamento da técnica de acupuntura.

A revista Neuron apresentou um estudo da Dra. em Neuro ciência: Suzana Herculano-Houzelcom, onde usou a eletroacupuntura, que tem a intensidade controlada, para tratar camundongos submetidos a injeção com dose de lipopolissacarídeos (LPS), contendo bactérias em alta dose o suficiente para causar uma reação inflamatória tão intensa que levaram 80% dos animais à morte em três dias. Como a resposta extrema ao Covid-19, onde: o inimigo é combatido, mas às custas da destruição do próprio corpo.

Com uma única sessão de 15 minutos de eletroacupuntura no ponto E36, na perna, 90 minutos após a injeção de LPS mostrou-se suficiente para conter a resposta inflamatória permitindo que mais da metade dos animais sobrevivessem. A estimulação elétrica do ponto E36 ativa, via nervos sensoriais, um reflexo parassimpático, que pelo nervo vago estimula a glândula adrenal a liberar no sangue substâncias anti-inflamatórias.

Em contrapartida no ponto E25, no abdômen, os efeitos acontecem por um arco reflexo simpático, medular —e com eletroacupuntura logo antes da injeção de LPS, mais de metade dos animais sobreviveram à inflamação generalizada que se seguiu —Porém, a mesma aplicação durante a inflamação sistêmica, só fez piorar a situação. Nessas condições, nenhum animal chegou às 72 horas de sobrevivência.

Veja Também  Kacau: Hospital Cruz Vermelha Brasileira - SP , salvando vidas!

O estudo revela que acupuntura tem, sim, contraindicações, portanto, entende-se que sua eficácia depende de uma minuciosa avaliação por profissional acupunturista qualificado e capacitado para atuar nas mais diversas condições, tanto preventivas quanto de quadros de saúde em estados críticos.

Ana Maria Lessa

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagem 01: Arquivo pessoal da colunista

Imagem 02: Luiz Munhoz/ Fronteiras do Pensamento 

Loading

Respostas de 16

  1. Estudar acumputura está sendo uma grande descoberta em poder ajudar o outro, com técnica terpeutica sem intoxicação.
    Ótimo aprendizado.
    Parabéns Mestre Ana Lessa.

    1. Cada dia que passa fico mais feliz com a minha escolha, de realizar a pós de acupuntura para no futuro poder exercer juntamente com a minha profissão de base, poder levar esperança e alívio a dor do outro é o que me fez escolher a minha profissão e hoje pode complementar os cuidados com a mtc só me traz gratidão. Obrigada Prof Ana pelos ensinamentos e dedicação.

  2. A MTC mudou minha vida e estudar acupuntura com a prof.Ana lessa está sendo uma experiência incrível. Poder aliviar a dor de uma pessoa com alguns pontos de acupuntura, sem dúvida é maravilhoso.
    Obrigada prof Ana por toda dedicação em nos ensinar.
    Você é incrível!

    1. Que maravilha!
      Importantíssimo caminharmos juntos em prol do outro, mesmo a acupuntura sendo um tratamento alternativo nos possibilita ter um olhar diferenciado em diversos âmbitos da acupuntura.
      E a cada pesquisa realizada percebo que estou no caminho certo!
      Obrigada professora Ana Lessa!

      1. Sinto- me feliz e mais motivadas a estudar quando vejo pesquisadores utilizando a técnica da Acupuntura dentro da Neurociência, colaborando com o desenvolvimento de conhecimento para o tratamento de uma doença que tem destruído tantas vidas.
        Parabéns aos pesquisadores!
        Parabéns profª Ana por nos trazer estas informações !!

  3. Cada vez mais o mundo está se rendendo aos benefícios da Acupuntura, ainda desacreditada por muitos, a cada dia vem ganhando espaço, por trazer benefícios que muitas das vezes nossos tratamentos ocidentais não conseguem. Pode ser usada para prevenção de doenças com o fortalecimento do sistema imune. Estudar Acupuntura tem sido um privilégio, ainda mais com a dedicada profissional Ana Lessa.

  4. É maravilhoso aprender com a professora Ana Lessa como a Acupuntura, que já possui uma eficácia surpreendente, pode ser ainda mais intensificada com o método da eletroacupuntura, mas como a Mestra mencionou, é essencial uma avaliação criteriosa do paciente para o cuidado mais adequado. Parabéns professora Ana, só tenho a agradecer por tamanha contribuição em minha jornada de aluna em Acupuntura.

  5. Parabéns professora pelos artigos postados. Só faz acrescentar mais interesse pela medicina tradicional chinesa.
    Gratidão por nos motivar e inspirar a nos tornar profissionais cada vez melhores.

  6. A eletro acupuntura é um recurso cientifico que vem aprimorar e ajudar a exaltar os benefícios das acupuntura, que para a medicina tradicional precisa de comprovação cientifica com estudos para ser aceita como tratamento eficaz. E um avanço par o reconhecimento da MTC pelo mundo ocidental.

    1. Este artigo só reforça as minhas convicções de que as Práticas Integrativas Complementares, em especial a acupuntura será a referência para o tratamento e eficácia para muitas doenças seja ela patológica, física ou emocional. Precisamos reforçar a divulgaçãovos resultados e estudos nesta área para que se fortaleça e seja credibilizada, é o que devemos fazer de forma incansável.
      A professora Ana Lessa é
      uma líder nesta dinâmica, compartilha o seu saber com maestria, tendo em vista a riqueza de informações que este artigo nos traz.
      Muito obrigada!

    2. Neurociência comprova a eficácia da acupuntura.
      Que maravilha!
      Importantíssimo caminharmos juntos em pro do outro, mesmo a acupuntura sendo um tratamento alternativo, nos possibilita ter um olhar diferenciado em diversos âmbitos.
      E a cada pesquisa realizada percebo que estou no caminho certo!
      Obrigada professora Ana Lessa!
      Gratidão por nós proporcionar esse artigo, rico em informações que irá acrescentar em nossos estudos.
      Parabéns!

  7. A acupuntura já faz parte da minha rotina. Ela não se tornou uma técnica somente “complementar”, mas a terapêutica principal em muitos casos.
    Percebo o quanto novos adeptos ficam gratos e satisfeitos quando percebem a sua eficácia.
    Parabéns professora Ana Lessa, por propagar esse conhecimento e prática tão importante na melhoria da qualidade de vida.

  8. A Acupuntura está mais viva do que nunca. Presente em nosso dia a dia. Na prevenção e na melhora de quadros críticos.
    Fico mais confiante por saber o quanto a MTC está sendo valorizada.

  9. É por essas e outras que eu amo acupuntura. É um conhecimento muito rico e exige muita responsabilidade do profissional, pois ao mesmo tempo que pode resolver alguma situação, quando usado em um momento diferente já pode provocar o efeito contrário. Ler esses artigos só me lembra o quanto precisamos nos manter estudando e atuando para ser um ótimo profissional.

  10. Neurociência comprova a eficácia da acupuntura.
    Que maravilha!
    Importantíssimo caminharmos juntos em pro do outro, mesmo a acupuntura sendo um tratamento alternativo, nos possibilita ter um olhar diferenciado em diversos âmbitos.
    E a cada pesquisa realizada percebo que estou no caminho certo!
    Obrigada professora Ana Lessa!
    Gratidão por nós proporcionar esse artigo, rico em informações que irá acrescentar em nossos estudos.
    Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens