Sueli Oliveira:  SEXTORSION- Vamos falar sobre isso!!!

Você sabe o que é Sextorsion? Talvez não esteja ligando o nome aos fatos, a palavra não é tão comum assim, mas creio que já ouviu falar da pratica cometida pelos sextorsion.

Sexotorsion em português quer dizer sexotorsão, que consiste da união das palavras sexo e extorsão.

Sextorsion é um ato de extorsão, chantagem vivenciada por alguém que quer tirar vantagem em cima de fotos e vídeos nus ou mesmo íntimos, no intuito de chantagear a pessoa quem as enviou com ameaças de publicação, por exemplo.

Isso é mais comum do que se imagina, mas ainda é algo novo que precisa ser cuidadosamente tratado, pois deixam sequelas como um outro transtorno qualquer transformando em ansiedade e depressão.

Geralmente estas fotos são comprometedoras e constrangedoras, quem as recebem faz a outra pessoa se sentir refém dela, fazendo com que suas vítimas atendam seus pedidos.

O medo é tanto que passam noites sem dormir, têm insônias, dificuldade de pedir ajuda por sentir-se envergonhada.

As vítimas do sextorsion pode ser homem ou mulheres, mas em sua maioria são mulheres. Homens que não aceitam o final do relacionamento, querendo punir a ex companheira ou mesmo golpistas (hackers), que acessam as fotos de computadores não protegidos por antivírus ou locais que consertam celulares e etc.

As mulheres golpistas geralmente utilizam do mesmo artifício, quando saem com homens comprometidos e possuem fotos intimas de momentos que estavam juntos ameaçando a vítima, a entregar a foto a sua esposa ou filhos caso não seja feito uma troca de sexo, bens, objetos ou dinheiro.

As vítimas passam a sentirem dores no peito, calafrios, medo de ser desmascarados, sentem-se envergonhados e até mesmos culpados por enviarem fotos e vídeos a quem achavam que poderiam confiar.

Veja Também  César Romão: Princípio do amor

O sentimento de culpa é um dos piores sentimentos faz com que as vítimas sejam punidas por seus pensamentos e crenças negativas sobre si mesma.

Procure sempre ajuda, fale sobre o assunto, denuncie sem medo e trate a culpa caso não possa lidar com isso sozinho, busque ajuda de um profissional.

Proteja seu computador e pense sempre antes de mandar vídeos, fotos nuas ou íntimas, confie desconfiando.

Sueli Oliveira

À Psicóloga

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagens: Freepik

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens