Se alguém perguntar quem é você, como você responde?
Estamos acostumadas a dizer o nome, profissão, estado civil, se temos filhos ou pets, nacionalidade e a idade cronológica.
Mas será que essas informações definem quem você realmente é?
Costumamos carregar penduricalhos que nos definem. E assim nos conformamos em ser a filha do fulano, a esposa do Beltrano, a funcionária da empresa X, a presidente da empresa Y.
Para piorar, tem gente que se apresenta no passado, sou ex alguma coisa e fiz isso e aquilo, como se fosse vergonhoso dizer que hoje sou a Maria e ponto final.
Está na moda se apresentar com pitchs poderosos de 2 minutos… tem até cursos que ensinam como se tornar inesquecível com um discurso certeiro. Mas será que essa síntese te resume? Você está contando quem é ou que imagem quer deixar?
Vamos exercitar o autoconhecimento? Pare por alguns minutos e responda quem é você de verdade, sem sobrenome ou títulos. Qual a sua essência, do que você gosta, o que te faz feliz, aonde você quer chegar, qual o seu propósito na vida?
Olhar para si mesma pode ser dolorido, vai ser necessário sair da zona de conforto e se despir das desculpas esfarrapadas que te impedem de ser feliz.
Deixar de culpar os outros pelos seus fracassos, aprender a controlar as emoções, definir seu objetivo, planejar, conhecer seus pontos fortes e fracos.
Você precisa escolher seu próprio caminho sem depender da opinião alheia, assim a vida se torna mais leve e alegre.
Ser autêntica e verdadeira não é fácil, entender quem você é pode requerer ajuda de um profissional psicólogo ou coach.
Meditar, escrever, ter um tempo só para cuidar de si mesma pode te ajudar a se encontrar.
Olhe para seus defeitos e medos sem julgamentos, ao invés disso, pense como melhorar ou enfrentar. Aliás, aprenda também a não julgar os outros pois na mesma medida que julgardes, será julgada.
Aprenda a dizer não, aceite desafios, experimente fazer coisas que nunca fez, abra a sua mente para o novo, reserve um tempinho para se ouvir e conversar consigo mesma.
Cuide de você como cuida de quem você ama.
Quando você se conhece, você ganha autoconfiança e autoestima, aprende a se valorizar.
Então, quando perguntarem quem você é, pode continuar respondendo como no início do texto, a diferença é que internamente você sabe que é muito mais do que uma simples qualificação.
Você é um ser humano único, com dons incríveis e uma capacidade gigante de construir a própria vida e a própria felicidade sem depender dos outros.
“Aqueles que sabem tudo, mas desconhecem a si próprios, são absolutamente carentes.” Jesus Cristo
Lilian Schiavo
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagens: Freepik