Fala pessoal que acompanha a coluna Mundo Teen aqui no Portal do Andreoli, tudo certo?
Bom, creio que não é dúvida para ninguém que já estamos nos encaminhando para o fim do ano.
E com isso, a partir do próximo ano estarei no tão esperado e cobiçado Ensino Médio.
Tão cobiçado, porque nas séries e filmes americanos o colegial é tão “vangloriado”, como se fosse algo a mais, um novo estágio da vida social e acadêmica do adolescente.
E as expectativas para o Ensino Médio estão cada vez maiores, até porque o Ministério da Educação (que decidiu dar as caras) anunciou o “Novo Ensino Médio” que vem com tudo a partir do ano letivo de 2022.
O que é o Novo Ensino Médio e o que muda em relação ao antigo?
A partir do próximo ano, o Ensino Médio terá uma carga horária maior.
Atualmente a carga horária anual do Ensino Médio é de 800 horas, que com a mudança passa a ser 1.000 horas anuais.
Outro destaque do Novo Ensino Médio é a implementação de uma espécie de “itinerário formativo” que possibilitará os estudantes a escolherem uma área que eles querem ‘mergulhar’ ao longo do colegial e possivelmente profissionalmente também.
Segundo informações do site do Governo Federal esses itinerários, cujo os temas são: linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e sociais aplicadas e formação técnica e profissional podem variar conforme o contexto onde a unidade de ensino está inserida.
Eu achei muito bacana essa inciativa do MEC, principalmente porque abre um caminho para estudantes que ainda não sabem o que querem fazer, e o número de estudantes ‘perdidos’ são altos.
Já para quem é do Estado de São Paulo, a Secretaria de Ensino também está com um projeto de Novo Ensino Médio para escolas da rede estadual.
Na minha interpretação o projeto de São Paulo é bem similar ao do Ministério da Educação, mas trazendo áreas bem mais especificas.
Caso você queira mais informações é só acessar o site: https://novoensinomedio.educacao.sp.gov.br
É pessoal, além das expectativas acadêmicas também tem sempre aquelas expectativas da vida social: festas, eventos, novas experiências, vida amorosa…
Mas, e você que também vai ingressar no Novo Ensino Médio em 2022, também está ansioso?
Deixe aqui nos comentários!
Com informações de gov.com.br e novoensinomedio.educacao.sp.gov.br
Arthur Gimenes Prado
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem: Pixabay.