Vocês já devem ter visto algumas exposições com quadros que parecem feitos por crianças. Mas vou logo avisando que Arte Naïf não é brinquedo ou mesmo desenho infantil.
É chamada de arte ingênua, mas, como artista plástica, posso afirmar que é uma arte forte com um grande significado.
São artistas que não fizeram curso algum — autodidatas — e que gostam de expressar, à sua maneira, cenas do cotidiano, com um esmerado detalhe, sem que traços acadêmicos façam parte do desenho.
O artista coloca sentimentos, emoções, da sua maneira, pura, com cores fortes, transmitindo uma alegria ao observador.
Tudo começou com Henri Rousseau, um homem com pouca instrução, mas que admirava muito a arte e a pintura dos grandes mestres e, sendo um autodidata, Rousseau foi um grande artista naïf, ganhando respeito e admiração.
No Brasil a Arte Naïf é tipicamente regional e o artista brasileiro tem um cenário de causar inveja, pois temos sertões, praias, campo, montanhas e uma mistura de raças, pois o figurativo é primordial para expressar esta arte.
Com todo este aparato para se produzir obras espetaculares, fiquei sabendo que o Museu Internacional de Arte Naïf (Mian), no Rio de Janeiro, fechará no dia 23 de dezembro, por falta de verbas. Um museu com um acervo de 6 mil obras, com artistas de 120 países. A crise econômica no país pegou a cultura também, pois patrocínio e incentivo a cultura ficaram raros.
Fica aqui o meu pedido para aqueles que ainda vêem a cultura como saída para melhora da democracia do país, que não deixem este legado se extinguir.
Agenda Cultural
– SILVIO SANTOS VEM AÍ– A Mostra reúne 400 itens, dentre eles fotos, vídeos, áudios. A exposição é interativa, onde os visitantes poderão entrar nos cenários criados dos programas de auditório. A exposição obedece uma ordem cronológica.
LOCAL: MIS – Museu de Imagem e Som – Avenida Europa, 158
QUANDO: Até 12/03/2017
Ingressos: R$12 Terça é grátis
SANTOS DUMONT NA COLEÇÃO BRASILIANA ITAÚ – São 600 peças entre objetos, fotos e documentos. A mostra revela não somente os projetos, mas a personalidade do inventor do 14 Bis.
LOCAL: Instituto Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149
QUANDO: Até 29/01/2017 Grátis
Uma resposta
Garcia, como é conhecido, é um dos principais artistas do Pirambu, em Fortaleza (CE).
Influenciado diretamente pelo seu contato com o pintor primitivista Chico da Silva, o artista é famoso por seus quadros que retratam seres mitológicos e fantásticos, sempre com cores muito vivas e riqueza de detalhes. Suas obras são criadas usando tinta para tecido sobre as telas.
” No ano de 1964, aproximadamente, eu conheci o fabuloso Chico da silva, mais conhecido como Chico pintor, naquela época, no bairro do Pirambu.
Eu ainda era garoto e morava na outra rua, com quintal correspondente ao dele e sempre que eu vinha do colégio, passava por lá para apreciar as suas pinturas que eu achava muito lindas, muito misteriosas (…) Aí um dia ele me perguntou se eu queria aprender e eu disse que sim.” (José Garcia)
“A PINTURA TEM MUITO A VER COM SEU ESTADO ESPIRITUAL, SUA ALMA E A SUA MENTE”
(JOSÉ GARCIA)
Contatos:
(85) 98716-4653(oi)
(85) 99739-0490(tim)