Oie, tudo bem por aí? Eu gosto de dizer que sou a louca da hospedagem, afinal não é à toa que essa coluna se chama Check-in da Lau. Então estou sempre de olho nas novidades e curiosidades sobre hotéis, pousadas, resorts etc.
E, hoje quero trazer para você alguns termos que são usados quando o assunto é hospedagem para eliminar de vez suas dúvidas, desde a hora da reserva até o final da sua hospedagem.
Termos usados na hospedagem
Na recepção
Check-in e Early check-in
O Check-in nada mais é do que o seu registro de entrada no hotel e tradicionalmente acontece entre 14h e 15h.
Em tempos de pandemia as grandes redes incentivam e dão ferramentas para que esse processo seja online. O preenchimento de ficha com dados pessoais e documentos podem ser feitos antecipadamente por e-mail.
Quando você precisa chegar antes deste horário pode solicitar o Early Check-in. Esse serviço é cobrado e depende da disponibilidade do quarto, que precisa estar vago e limpo.
O valor é definido pelo hotel, informe-se na recepção ou na central de reservas.
Check-out e Late check-out
O check-out por sua vez é o seu horário de saída do hotel. Na maior parte das hospedagens é realizado às 12h. Claro que sempre é possível pedir uma tolerância com alguns minutos na recepção sem custo.
Se precisar ficar no quarto um tempo maior é só solicitar pelo late check-out, também cobrado e sujeito a disponibilidade.
Welcome drink
Mais comum em resorts o drink de boas-vindas é para recepcionar o hóspede já em grande estilo, afinal quem não gosta de ser bem recebido?
Na Gastronomia
All Inclusive
Normalmente oferecido em resorts o que acaba sendo uma ótima opção porque esse tipo de hospedagem fica em áreas mais isoladas. Aqui todas as refeições e bebidas já estão no valor da diária. Comodidade para chegar e não precisar sair para nada.
E ainda inclui lanchinhos entre as refeições e em alguns casos até uma ceia após o jantar.
Pensão Completa
Essa é opção perfeita para as famílias que não consomem bebida alcóolica e não faz questão dos lanchinhos entre as refeições principais. Neste serviço estão inclusos na diária café da manhã, almoço e jantar.
Meia Pensão
Café da manhã, almoço ou jantar inclusos na diária. Confesso que depois da diária all inclusive essa é a minha favorita. Porque assim dá para curtir, principalmente em cidades pequenas, onde as opções de restaurantes pode ser menor, o almoço ou jantar no hotel, dependendo da programação de passeios na viagem.
Café da Manhã
A mais comum entre as opções oferecidas, indico para as hospedagens em grandes centros turísticos, onde se pode aproveitar todas as refeições na rua.
Brunch
E quando falamos de experiências que vão além da hospedagem essa palavra costuma aparecer com frequência como serviço extra oferecido pelos hotéis.
O brunch nada mais é do que a união do café da manhã com o almoço: uma mistura entre os dois, servido em eventos ou no domingo, onde se pode acordar mais tarde e fazer as coisas sem pressa.
Além dos itens tradicionais do café da manhã – frios, pães, ovos – o brunch inclui pratos quentes como massas e carnes. O horário dele também é especial, e começa ser servido por volta das 11h.
Buffet Invertido
Aos amantes do café da manhã de hotel essa com certeza a uma das “perdas” da pandemia. Mas como tudo pode se tirar um aprendizado, vamos pensar na redução do desperdício de comida que será feita.
No buffet invertido, ao invés de nos servirmos “loucamente”, um garçom com luvas e máscara coloca nas porções ou nos serve diretamente na mesa.
No quarto
Turn-down service
Você sabia que alguns hotéis oferecem um serviço que “arruma o seu quarto” para dormir?!? É o chamado Turn-down service.
O serviço é oferecido pelos hotéis de luxo, quase sempre de 4 ou 5 estrelas, mas claro, que pode ser solicitado na recepção!
O turn down é uma tarefa realizada pelos funcionários para deixar ainda mais especial a hospedagem.
São ações simples, mas que fazem muita diferença no atendimento: “abrir” a cama para dormir, preparar um banho de banheira, oferecer docinhos, organizar alguma coisa de foi bagunçado, deixar pantufas ao lado da cama, ou até deixar a previsão do tempo, ou alguma solicitação pedida pelo hóspede.
Wake up call
Outro serviço que pode ser solicitado pelo hospede é um horário para ser acordado. É só “combinar” com a recepção, que ligará na hora determinada no dia seguinte.
Pode parecer um serviço bobo, mas para evitar imprevistos por conta do jet lag é muito útil.
Up Grade
Esse termo é usado para a situação em que o hóspede é contemplado com uma categoria superior de quarto pela qual ele fez a reserva.
Neste caso existem duas situações: você pode pedir por um quarto melhor ou pode pagar a diferença, mas nos dois casos o seu up grande vai depender da disponibilidade do hotel.
Room Service/Delivery
O tradicional serviço de quarto ganhou, podemos dizer, um up grande. Com equipes reduzidas por conta da pandemia, alguns hotéis começar a oferecer a opção de delivery para os hóspedes.
Agora, além de poder pedir o cardápio do restaurante no quarto – ou solicitar outro serviço – você pode apreciar seu parto favorito de qualquer restaurante da cidade.
Serviços Extras
Room Office
Esse serviço não é novidade na hotelaria, mas com certeza ficou em alta devido a pandemia: O room office nada mais é do que um quarto de hotel adaptado para que o hospede possa trabalhar: a cama dá lugar a mesa de trabalho, wi-fi e em algumas redes até água e café a vontade.
Ótima opção para quem não tem em casa todas as condições ideais para o home office.
Long Stay
Outro termo que ganhou destaque nos últimos tempos foi a estadia mais longa. Alguns resorts uniram o room office com a long stay para atender tanto pessoas que precisavam trabalhar remotamente, quanto crianças que estavam estudando de forma online.
Day Use
A experiência de aproveitar a estrutura do hotel ou do resort por algumas horas é a definição do day use. O serviço pode ou não incluir o uso do quarto, tudo depende do valor pago. Normalmente o cliente pode acessar áreas restritas a hospedes como piscina, academia e vestiários.
Pet Friendly
O termo indica que o hotel aceita hospedar animais de estimação junto com o hóspede. Fique atento porque cada hospedagem tem suas regras especificas quanto a valor, tamanho do animal entre outros. Neste caso sempre recomendo ligar direto no hotel para informações mais específicas.
Esses são os temos mais usadas em hotéis e hospedagens em geral, consulte sempre que precisar.
Um beijo e até o próximo Check-in da Lau!
Laura Lima
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