O projeto faz parte do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e está entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU no eixo educação.
Hoje, compartilho com vocês, leitores, uma importante iniciativa criada pelo MMFDH (Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos) para democratização da Educação a Distância.
Ampliação das ofertas
A expasão da internet resultou na ampliação da oferta de cursos a distância, aumentando as possibilidades de acesso à educação. O conhecimento já pode ser facilmente adquirido de qualquer lugar, em qualquer momento do dia ou da noite, bastando para isso, ter um computador, tablet ou celular com acesso à Internet.
Com a pandemia de Covid-19 em 2020 e 2021, obrigando as pessoas a ficarem em casa, os cursos a distância se tornaram a alternativa utilizada por órgãos públicos e pela iniciativa privada, para manter a regularidade, e até ampliação, dos conteúdos oferecidos em suas plataformas.
Difícil acesso
As pessoas com deficiência, no entanto, não têm acesso a tudo que é oferecido. Ao tentar fazer um curso de EaD, elas ainda se depararam com barreiras que dificultam ou impedem o acesso, a interação ou a compreensão do conteúdo disponibilizado.
Mesmo utilizando alguma tecnologia assistiva as pessoas com deficiência necessitam que os cursos sejam disponibilizados em formatos, plataformas e sítios que contenham os quesitos de acessibilidade de acordo com a natureza de suas deficiências
Desenvolvimento do projeto
Inicialmente, um consultor especialista irá realizar o diagnóstico amostral da situação de acessibilidade em ambiente virtual de aprendizagem. Utilizando os dados obtidos, será elaborada a documentação com orientações de como fazer cursos a distância, realmente acessíveis. A nova metodologia será disponibilizada para os órgãos do poder público federal, estadual, municipal, do Distrito Federal e instituições não governamentais.
PNUD
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) é o responsável por esse e por diversos outros projetos em diferentes áreas. Neles, o PNUD oferece aos parceiros apoio técnico, operacional e ampla rede de cooperação técnica internacional. O PNUD atua com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento humano, o combate à pobreza e o crescimento dos países nas áreas prioritárias.
No Brasil, o PNUD busca alinhar seus serviços às necessidades locais. Os projetos são realizados em parceria com o Governo Brasileiro, instituições financeiras internacionais, setor privado e sociedade civil.
Parabéns ao MMFDH pela iniciativa de promover uma educação online mais inclusiva à todos!
Fabiola Calixto
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem 1: 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU
Imagem 2: objetivo 4 do desenvolvimento sustentável da ONU – Educação de Qualidade