O mercado voltado para os pets ocupa grande destaque no Brasil e no mundo. Independente das crises e da pandemia, ele continua aquecido e em expansão.
Entre alguns setores deste mercado, destacam-se o PetServ que corresponde aos serviços de banho, tosa, adestramento, hospedagem e consultas veterinárias, e o PetFood voltado para a alimentação dos bichinhos.
Segundo dados da Euromonitor e Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), mais de 140 milhões de pets vivem hoje nos lares dos brasileiros. Entre eles são aproximadamente:
-55,9 milhões de cães
-40,4 milhões de aves
-25,6 milhões de gatos
-19,9 milhões de peixes ornamentais
-2,5 milhões correspondem a outros animais entre hamsters, porquinhos da Índia, coelhos, répteis e anfíbios.
De acordo com in formações da mesma fonte, o Brasil ocupa o 7º lugar no faturamento mundial deste mercado e é o terceiro maior do mundo em população total de animais de estimação.
O resultado disso, com certeza são oportunidades e possibilidades gigantescas para um mercado superativo, com uma diversidade imensa de produtos e serviços.
Portanto, para as inovações no mundo dos pets, o céu é o limite, e a prova disso foram dois lançamentos da CES 2022, que guardei da matéria anterior para mencionar especialmente nesta, a coleira digital para cães e a casa giratória para gatos:
Coleira Digital para Cães
Você deve ter algum aparelho que mede seus sinais vitais. Se não tem, já ouviu falar, mas a novidade é que seu pet pode ter um também.
A Invoxia criou uma coleira digital que monitora a frequência cardíaca e respiratória dos cães, registra suas atividades físicas e contém um GPS integrado para que você possa localizar seu pet evitando que ele se perca.
A coleira funciona como um smart band, onde todos os dados coletados por ela são enviados para um celular.
O aparelho também pode auxiliar no monitoramento de um cão em condições especiais de pós operatório e até ajudar na descoberta de algumas doenças.
Caixa de Areia Inteligente
Não esquecendo dos felinos, a Smarty Pear lançou a Leo’s Loo Too, uma caixa de areia inteligente que faz a própria limpeza após ser usada pelo gatinho.
Ela usa um movimento giratório que funciona como uma centrífuga, e por segurança, o processo só inicia quando o gato não está por perto.
A caixa reconhece os comandos de voz do Google e da Alexa, monitora o peso do animal e a frequência do uso, e também tem uma luz ultravioleta que controla o odor.
O fato é que produtos de todos os tipos são lançados diariamente e bem recebidos quando atendem às necessidades dos bichinhos e dos seus donos também, mas além de qualquer lançamento, existem algumas estratégias de Marketing muito importantes que podem alavancar as vendas ou promover sua empresa no mercado dos pets:
Invista no mix de produtos
Esteja atento a tudo o que o mercado lança neste nicho e diversifique o que você oferece entre produtos de higiene, bem-estar, alimentação, vestuário, brinquedos e acessórios.
Invista em serviços
Ofereça não só os produtos mas também serviços como banho e tosa, atendimento veterinário, hospedagem, adestramento e dog walker. Produtos serviços em um só lugar são uma solução prática que otimiza tempo dos donos dos pets.
Invista em redes sociais
Divulgue nas redes sociais tudo o que você oferece e gere um conteúdo relevante com informações sobre petserv, petfood, dicas de profissionais sobre como cuidar e lidar com os animais, poste vídeos engraçados dos pets, e interaja com seu público.
Faça parcerias e campanhas
Busque parcerias marcas e profissionais do segmento. Procure também por parcerias com ONGs e faça campanhas de adoção. Essas ações fazem parte do Marketing Social, e refletem a responsabilidade social que a empresa ou estabelecimento tem, além de ajudarem na causa oferecendo auxílio à animais abandonados ou mal tratados.
Ofereça produtos veganos e orgânicos
O público que consome esses itens é cada vez maior, logo, eles procuram o mesmo para os seus pets, e já existem muitas marcas no mercado trabalhando com esses produtos, principalmente no setor de alimentos.
Participe de eventos
Esteja presente em eventos do segmento ou até mesmo promova eventos onde os donos dos pets possam trocar experiências, além de terem acesso à informações importantes por meio de palestras, feiras ou workshops ao ar livre, sem contar que todo o evento é uma ótima oportunidade para ampliar o networking.
Fidelize seu cliente
Preze pela qualidade, ofereça sempre o melhor tratamento possível aos pets e crie programas de pontuações, cupons de desconto, bonificações e até mesmo sorteios.
Tenha um site
Ofereça de preferência um e-commerce e um atendimento on-line não só para as vendas, mas também para eventuais emergências com os animais.
Por fim, lembre-se de que quem consome e usufrui dos produtos e serviços deste nicho é o pet, mas a decisão pela escolha da compra ainda é dos donos desses pets, o que torna o desafio ainda maior, pois é preciso agradar aos dois!
Por Kacau
Imagem de Capa: Pixabay
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