Kacau: Confira os cases de marketing verde que vão transformar o mercado e o consumidor

Foto: Divulgação/Microsoft

A preservação ambiental, a sustentabilidade, o consumo consciente e tudo o que for ecologicamente correto são tendências que vieram para ficar, e toda a empresa, marca ou pessoa física que adotar essas tendências, estará trabalhando com marketing verde.

O Marketing verde, também conhecido como marketing ambiental e ecomarketing, é uma estratégia focada em ações que visam a proteção, a preservação e os benefícios do meio ambiente.

Essas ações fazem parte da fabricação, conceito, consumo e logística reversa, onde empresa, marca e consumidor agem conscientes e em conjunto.

Hoje, grandes empresas, marcas e pessoas já estão buscando por recursos sustentáveis ou de conscientização ambiental, prometendo uma revolução em conceitos, produtos, embalagens e logística, já que o público também se mostra bem exigente em relação a isso, dando preferência para as marcas que assumem a postura eco-fliendly.

Então, vamos começar falando sobre uma inovação em embalagens.

Para reduzir o plástico e trazer mais sustentabilidade no processo de lavagem das roupas, a Unilever anunciou que o Brasil será o primeiro país a ter uma embalagem feita com papel reciclado para o sabão líquido da marca OMO, que com a nova embalagem, segue com o movimento OMO por um futuro mais limpo.

Foto: Divulgação/Unilever

Trata-se de uma garrafa feita de celulose sustentável que também pode ser reciclada posteriormente. Por dentro, a embalagem é revestida por um material patenteado para reter o líquido.

A embalagem deve chegar ainda no primeiro semestre de 2022, porém, bem antes dessa inovação, em 2018, o OMO já havia lançado também uma garrafa feita com plástico resgatado do litoral brasileiro.

Graças às ações de incentivo pela economia circular, a marca dispensou mais de quinhentas toneladas de plástico virgem que seriam usados por ano, para usar o plástico coletado do litoral brasileiro, em uma edição especial para as garrafas do OMO Multiação.

Foto: Divulgação/Unilever

A coleta proporcionou à Unilever, 25% de plástico reutilizado em suas embalagens até 2025, e todos os produtos da marca fabricados com o material reciclado contém um selo para que o consumidor identifique a ação e saiba que está fazendo parte da mesma.

Ainda no contexto dos produtos líquidos que buscam pela inovação das garrafas de papel reciclado, em fase de testes estão a Absolut Vodka, Adez da Coca-Cola, amaciante de roupas da P&G e o Whisky Johnnie Walker.

E não são apenas as garrafas que estão reutilizando o plástico coletado do litoral, a Microsoft lançou o Ocean Plastic, um mouse ecologicamente correto, produzido com 20% de plástico reciclado, coletado dos oceanos.

Foto: Divulgação/Instagram/@Microsoft

Uma excelente aquisição para a empresa que se comprometeu em zerar o desperdício até 2030. O produto conecta via Bluetooth com um alcance sem fio de até 10 metros, e sua embalagem é 100% reciclável.

Mas, do produto e embalagem reciclado para as grifes mais caras do mundo, pensando no respeito e na preservação dos animais, a Dolce & Gabbana, para surpresa de muitos de seus consumidores, anunciou que esse ano vai abandonar o uso de peles de animais em todas as suas coleções, substituindo-as por peles artificiais e ainda assim ecologicamente corretas.

Foto: Arnd Wiegmann/Reuters

Além da D&G, outras marcas como Armani, Gucci e Prada também vão aderir ao movimento liderado pela Fur Free Alliance, uma rede que defende os direitos dos animais pelo mundo inteiro.

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Já no segmento esportivo, o Brasil já tem o primeiro tênis feito com tecido sustentável, obtido pela reciclagem de garrafas PET, lançado pela marca Penalty, o Max 1000 EcoKnit.

Além de sustentável, o calçado conta com a tecnologia Ecoknit, que garante conforto e ventilação aos pés, além das tecnologias stabilizer, garantindo a estabilidade e firmeza na pisada, e a Molix 360 que potencializa o movimento de flexão, resultando em um calçado que garante o controle total e domínio da bola durante o jogo.

Foto: Divulgação/Mania de Futsal

Sem contar que a marca já havia lançado uma bola sustentável com tecido ecológico e certificada pela FIFA, a S11 Ecoknit, a primeira bola de futebol profissional do mundo, feita com a reciclagem de garrafas PET.

Mas falando em recursos renováveis, há um segmento que se destaca quando o assunto são resíduos descartados. Estamos falando do segmento fast food, que também está à frente nas buscas por alternativas sustentáveis.

A rede Burger King por exemplo, anunciou um projeto piloto para reduzir o desperdício e a produção de lixo, onde as embalagens dos copos possam ser retornáveis e usadas continuamente.

O projeto funciona da seguinte forma: o cliente paga uma taxa no momento da compra do lanche, e ao devolver a embalagem após o consumo, é reembolsado.

Essa embalagem é enviada para o Loop, serviço de embalagem circular da TerraCycle, empresa líder em soluções para resíduos de difícil reciclabilidade, onde as embalagens em boas condições são limpas, esterilizadas e devolvidas para o reúso.

Foto: Burger King/Divulgação

Esse projeto começou a ser testado no ano passado em algumas lojas de Tóquio e Nova York, e a ideia é encontrar um material resistente e de boa qualidade que possa ser reutilizado pelo menos 100 vezes.

O Burger King assumiu algumas metas de sustentabilidade e pretende reciclar todas as suas embalagens até 2025, pelo menos na América do Norte, sendo que dentro desse mesmo período, todas as suas embalagens também devem provir de fontes recicláveis e com certificação.

E para não ficar de fora, a rede McDonald’s também já iniciou seus testes de reutilização dos copos em parceria com o Loop.

Enquanto isso, no transporte, a PepsiCo está mesmo investindo em sustentabilidade. Além de renovar toda a sua frota para veículos elétricos, está produzindo os baús das carretas com material reciclado de seus próprios produtos.

Foto: ABRE (Associação Brasileira de Embalagem)

Para cada baú, são usados cerca de 750 pacotes de salgadinhos, mais 370 garrafas PET, somando um total de 5 toneladas de plástico. Esse processo resultará na redução de 40% de gases do efeito estufa produzidos pela marca através deste recursos renováveis.

E já que estamos falando em carretas, não podemos deixar de citar o Mercado Livre, que ano passado expandiu sua frota de caminhões com carretas sustentáveis.

Foram adicionados 46 veículos movidos a gás biometano e gás natural veicular, para os veículos que fazem as entregas do marketplace. Essas carretas emitem menos gases poluentes e minimizam o impacto ambiental.

Foto: Mercado Livre/Divulgação

A princípio, a frota sustentável está percorrendo as regiões Sul e Sudeste do Brasil, e na sequência deve seguir para todos os cantos do país, colaborando para uma logística mais verde na América Latina, segundo a empresa.

Porém, a prova maior de consciência e de que o marketing verde não está apenas relacionado à produtos e sim à comportamento e atitudes, o mundo musical já começou a se manifestar em prol da causa.

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Para alegria dos fãs, a banda britânica Coldplay anunciou que sua próxima turnê mundial em 2022, será a mais sustentável possível.

O grupo adotou um planejamento que conta com uma série de medidas que visam minimizar o impacto ambiental das apresentações, até porque nós últimos dois anos, a banda se recusou a fazer alguns shows por razões ambientais.

A turnê vai se chamar “Music Of The Spheres” e visa um propósito de conscientização ambiental.

Foto: Divulgação/Instagram/@Coldplay

Para isso, maior parte da energia que será utilizada nos shows será gerada por painéis solares e baterias sustentáveis. Mas mais interessante e inovador é que público também vai entrar no clima e colaborar gerando energia limpa para o evento, através de bicicletas ergométricas que serão espalhadas pelo local, possibilitando uma diversão a mais e também através do piso que será cinético, para que o impacto do público também produza mais energia.

Os aviões utilizados pela banda serão movidos por um combustível feito com materiais residuais e renováveis. As pulseiras coloridas serão feitas de materiais compostáveis. Os confetes serão biodegradáveis e os copos serão de alumínio, e para cada ingresso vendido, uma árvore será plantada.

A alimentação vendida nos shows será fornecida por comerciantes locais ou terão preferência os alimentos produzidas através de agricultura regenerativa, que regenera o solo, aumenta a biodiversidade e melhora o ecossistema.

A turnê mundial começa em março, e será finalizado em setembro, no Rio de Janeiro.

O fato é que a consciência ambiental deve começar desde cedo na vida de uma pessoal, através de informação e pequenas atitudes, e foi pensado nisso e no público infantil, que o desenhista e escritor Mauricio de Sousa, lançou um livro um pouco diferente, sem a presença da Mônica e de seus demais personagens.

O livro chamado “Sou um Rio”, tem o objetivo de convidar as crianças para uma reflexão ambiental com uma linguagem prática, colorida e poética.

Foto: Divulgação/Instagram/@turmadamonica

O livro narra toda a história de um rio, desde o seu nascimento à passagem por algumas cidades onde começa a poluição.

O autor visa conscientizar as crianças da importância que o meio ambiente representa em suas vidas, e do quanto é importante zelar pela preservação do mesmo, através de atitudes simples que eles mesmos podem começar a praticar desde cedo.

Há especulações de que o livrinho também seja lançado em filme, já que os vídeos são uma das grandes tendências do momento e de fácil acesso à esse público.

A verdade é que devemos ter a ciência de que praticar o marketing verde, não se trata apenas de lançarmos estratégias em busca de lucro ou reconhecimento, mas sim, trata-se de responsabilidade social.

É preciso zelarmos pelo meio ambiente e por todos os recursos que ele nos oferece, independente de sermos marca ou consumidor. Buscar pela sustentabilidade e consumir de modo consciente, é garantir os recursos do futuro e acima de tudo, um dever de todos.

Por Kacau

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