Jorge Lordello: O que fazer primeiro ao ter celular subtraído?

Se o seu celular fosse subtraído, qual seria sua primeira providência, sabendo que muitos e graves problemas financeiros podem acontecer?

Entendo que o principal é bloquear o funcionamento do PIX para que não seja feita nenhuma transferência de dinheiro da conta corrente e de aplicações financeiras.

Tempos atrás, os marginais subtraiam celulares com a finalidade de revender os aparelhos ou enviar diretamente para presídios. Mas com o advento do PIX em nov/2020, o quadro mudou completamente.

A marginalidade descobriu ser possível transferir altas quantias via APPs das vítimas em poucos segundos ou minutos. É importante o leitor saber, que as quadrilhas especializadas têm recursos técnicos para desbloquear tanto o celular quanto os aplicativos. Tanto é verdade, que a polícia já descobriu que foram criadas verdadeiras centrais do crime, onde smartphones são levados imediatamente após furto ou roubo.

Os técnicos marginais têm que agir com rapidez, antes que as vítimas bloqueiem o PIX. Lamentavelmente, muitas vítimas ficam totalmente desnorteadas após o delito e com isso os bandidos ganham tempo para as transferências bancárias.

Portanto, caro leitor, lembre-se, caso seja vítima desse tipo de crime, que após a subtração de celular é imprescindível bloquear imediatamente o APP. Para tanto, é necessário entrar em contato com a central do Banco antes mesmo de registrar Boletim de Ocorrência.

O segundo passo é telefonar para a operadora de celular e pedir o bloqueio da linha telefônica para que os criminosos não pratiquem crimes em seu nome, principalmente o estelionato.

Para finalizar, vale lembrar também que a partir de abril/2021 os clientes de bancos têm a opção de reduzir ou aumentar o valor disponível para transações via PIX.

Jorge Lordello

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Veja Também  Laura Lima: Hotel Boutique

Imagens:  Lordello Treinamento

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens