Para tratar o melasma, além do protetor solar, podem ser usados os cremes clareadores associados ou não com outros tratamentos.
O melasma tem controle e o melhor tratamento varia de acordo com o tipo de pele, o local e a profundidade da mancha, portanto é importante conversar com seu dermatologista para decidir qual o tratamento ideal para você!
Os cremes que clareiam as manchas são muito eficazes, pois fazem um tratamento a longo prazo, mas com resultados duradouros, podendo ser usados em qualquer local do corpo.
Alguns tipos:
– Hidroquinona: contém princípio ativo clareador, deve ser usado por tempo limitado, pode causar efeitos irritantes na pele como descamação e coceira.
– Retinoides: usados em forma de creme ou gel, são bons clareadores e para rejuvenescimento da pele.
– Corticóide tópico: pode ser usado por um curto período de tempo, para diminuir a inflamação da pele que pode causar manchas.
– Ácido azeláico: também tem um efeito no controle da quantidade de melanina e escurecimento da pele.
– Outros ácidos como ácido kójico, glicólico e salicílico: estão presentes nos tratamentos estéticos também, e são mais eficazes como clareadores quando associados com outros tratamentos.
Existem vários tipos de tratamentos clareadores e cada tipo depende de vários fatores. Aqui foi só uma pincelada!! Consulte o dermatologista para avaliar o melhor tratamento para você!!
Caroline Pereira
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem: Canvas