Oie, tudo bem por aí? Pode ser que você esteja pensando nas férias de final de ano e quem sabe até programando uma viagem. Então hoje quero trazer algumas dicas práticas para fazer um planejamento. São passos objetivos, que vão garantir a melhor maneira de como você definir o destino da sua trip.
A pergunta que não quer calar: “Como definir o lugar para onde viajar?” Duas coisas são importantes aqui: orçamento e perfil do viajante.
Eu sei, é tentador fazer um planejamento de viagem com um destino pré-determinado. Mas se você não se programou com meses de antecedência, ou não ganhou na loteria, esteja aberto a pesquisar outros lugares, porque no final do ano os preços dobram de valores.
Então tenha em mente o quanto você pode gastar. Com altos preços de passagens aéreas, um destino próximo para aproveitar os dias de descaso é muito mais simples de fazer “caber no orçamento”. Independente do estado que você esteja as opções de cidades pequenas, praias menos badalas vão proporcionar tanto prazer quanto uma viagem internacional.
Eu mesmo ando querendo viajar antes do ano terminar, mas para caber no orçamento estou pensando em fazer uma viagem para um destino já conhecido, assim economizo com passeios. Se o destino não for longe, quem sabe ir de ônibus? Na hora da hospedagem uma apê modesto, para economizar também na hora das refeições…Ainda mais porque o que estou precisando mesmo é desconectar, curtir a natureza e recarregar as energias.
Outro ponto que pesa muito no planejamento é a hospedagem. É comum nesta época viagens com mais pessoas, familiares e amigos, isso ajuda nos gastos com aluguel da casa por exemplo. Quando se fica neste tipo de hospedagem também se economiza na alimentação. Procure as grandes redes de mercado e tente programar as compras com antecedência, tudo pensando na economia.
E, quando falo que o seu estilo de viagem precisa ser levado em conta logo no começo do planejamento, é que nada adianta você pesquisar um destino romântico se você vai com a família. Ou um local super urbano se você quer aproveitar a natureza. Outro exemplo: em viagens com crianças o planejamento é totalmente diferente de quem viaja sozinho.
Leve em consideração as preferencias de quem fará a viagem e organize o caixa, afinal você vai querer viajar em 2023 também, então nada de comprometer o orçamento deixando para pagar tudo depois de viagem.
Prometo contar aqui se eu conseguir seguir minhas próprias dicas e fazer uma viagem antes do ano acabar.
Mas ainda teremos alguns posts até o final de 2022, então, um beijo e até o próximo Check-in da Lau.
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagens: Arquivo pessoal da colunista