Pop Art ou Art Pop?

Eu particularmente gosto muito da Art Pop, pois além da arte, propriamente dita, chama muito a atenção pela forma com que os artistas conseguiram expressar suas opiniões para a sociedade e, principalmente, para o mercado da arte, trazendo para este algo mais popular.

Como toda expressão artística, começou com um movimento nos anos 50, por um grupo de artistas chamado “Independent Group”, que queriam atrair a atenção para uma a sociedade consumista e também mostrar a insatisfação da divisão que havia dentro do meio artístico: “Arte Elevada” e “Arte Vulgar”.

Porém, nos anos 60, teve seu apogeu, e o movimento procurava dar uma roupagem mais popular a elementos e símbolos típicos da sociedade consumista, aproximando o verdadeiro sentimento artístico ao gosto popular, por meio de veículos de comunicação de massa, tais como: outdoors, campanhas publicitárias, ou mesmo ícones de consumo que eram estilizados por estes artistas.

Podemos citar alguns artista famosos:

  • Andy Warhol com retratos de ídolos da música popular e do cinema, tais como: Elvis Presley e Marilyn Monroe.

pop-art-e-sua-historia-tricurioso-06

  • Roy Lichtenstein com obras inspiradas nas histórias em quadrinhos e propagandas publicitárias.capa-roy-660x330
  • Robert Rauschenberg em pinturas com garrafas de Coca-Cola, embalagens de produtos industrializados e pássaros empalhados.

campbellsAinda hoje temos forte influência da Arte Pop no nosso meio artístico. No Brasil, o artista Romero Britto tem uma forte influência com suas obras alegres, bem coloridas, com estilo próprio e diferenciado.

Hoje, faz parte do nosso dia a dia, participando de exposições, feiras, decorações, moda, anúncios de publicidade, quadrinhos e muito mais.

E até poderei dizer que a sociedade tão consumista aderiu à Art Pop transformando-a em arte respeitada e muito divulgada.

Agenda Cultural

PARABÉNS SÃO PAULO, 463 ANOS DE VIDA! Mostra São Paulo em photos by Maurício Coutinho

Veja Também  César Romão: Princípio da coragem

LOCAL: Nikkey Palace Hotel – Rua Galvão Bueno, 425 – Liberdade

QUANDO: Até 28.02.17 Grátis

ERWIN WURM – O CORPO É A CASA – Para o artista, a casa é parte do nosso corpo: ela é uma pele que nos protege, assim como o carro ou a roupa. Suas obras, mostram tudo isso de uma maneira diferente dando vida a objeros inanimados: por exemplo um carro obeso, salsicha com muita personalidade…

LOCAL: CCBB SP – Rua Álvares Penteado, 112

QUANDO: De 25/01 a 03/04 Grátis

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens