Ansiedade – Inimiga do processo

Nada melhor que escrever um texto após um momento de férias. Meus momentos de férias são sempre marcados por grandes reflexões sobre a vida. E com muita frequência, inclusive, tenho o insano desejo de morar no lugar que estou passeando, pela sensação boa que estou vivendo.

Mas, hoje quero falar sobre nossos anseios por viver sonhos e projetos que ainda não estão acontecendo, e isso me faz refletir se é bom ou ruim, se faz parte, e muitas vezes não sei se ajuda ou atrapalha.

A única certeza que tenho é que sempre vivo isso nos meus momentos de relaxamento, sempre vem a minha mente a ansiedade de viver novos projetos.

Talvez não percebamos essa ansiedade no dia-a-dia, porque nossa mente está ocupada com várias funções e atribuições, e claro, vários momentos bons que surgem nessa jornada incrível, chamada vida real. O que percebo é que sou surpreendido que esses anseios por uma vida nova ou novo projeto quando algo não vai bem nesse dia-a-dia, aí parece que liga uma chave que abre a porta da fuga da realidade, em direção a um momento que ainda não estou vivendo, mas que traz a sensação que quando viver a vida será ainda melhor. Será?

Claro que tenho que trazer esse será no final. Porque pode ser pura ilusão, todo sonho traz desafios e momentos desafiadores do mesmo jeito, mas aqui, quero falar sobre a ansiedade que isso carrega em si.

Por que um momento sonhador vem cheio de ansiedade? Vamos entender que a nossa mente não diferencia o que é realidade do que é imaginação, ou seja, quando estamos sonhando (mesmo acordado) com planos futuros, nossa mente acredita que aquilo é real e a sensação de satisfação é imediata. Portanto, é muito possível que neste momento de projeção mental sobre um futuro desejável já fiquemos ansiosos com essa possibilidade.

Veja Também  A liberdade é desorganizadora

Se pensarmos bem, aparentemente, não tem nenhum problema nesse processo, de ficarmos ansiosos que aconteça algo que desejamos. Então qual é o problema? A real questão aqui é o quanto essa ansiedade nos tira do processo de construção de realização desse sonho. Quando ficamos ansiosos demais podemos gerar até uma frustração por não estarmos vivendo esse sonho imediatamente e o momento que poderia ser bom no presente perde todo nosso interesse porque ele não é aquilo que desejamos no futuro. E nem deveria, mas passamos a acreditar que já devíamos estar vivendo o sonho e não damos o tempo certo para o processo.

O que estou falando aqui é como vamos viver de forma correta nossos sonhos, buscando o caminho para sua realização e suportando o tempo certo das coisas.

Claro que devemos continuar sonhando e desejando novos planos e realizações. Mas temos que saber que para tudo tem um tempo e um processo, se não, no final das contas não vivemos nem a realização do sonho e nem a valorização do tempo presente. Isso acontece tanto com realizações de projetos concretos quanto de mudanças que queremos ver em nós. Nem sempre damos o tempo suficiente para nossa própria transformação e pior no final das contas por perceber que ainda não mudamos ou realizamos, desistimos.

Então, fica aqui uma reflexão, não seja apenas um sonhador, coloque-se em movimento para realizar seus planos, mas entende que tudo tem um tempo e ele nem sempre é o tempo da nossa expectativa, mas o tempo certo para estarmos realmente prontos para vivermos o que queremos.

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Veja Também  Fabio Abate: O caminho se faz caminhando – Apresentação

Imagem: Freepik

Loading

Compartilhe esta notícia

Mais postagens