A generosidade e a prosperidade

Você já ouviu a frase “O Universo conspira a favor” ou algo do tipo? Claro que existem inúmeras outras como “O que você planta você colhe” ou ainda “Tudo o que você dá atenção cresce”, todas de alguma forma tentando nos dizer com palavras diferentes que aquilo que nos dedicamos e focamos mais energia tem maiores chances de acontecer e que tudo aquilo que fazemos nos trará de alguma forma algo em troca. E, é exatamente sobre isso que vou abordar com vocês hoje, o retorno que teremos sobre tudo aquilo que fazemos. Mas, não quero falar de qualquer coisa que damos atenção, quero falar de algo bastante específico e que pode ser entendido de algumas formas, inclusive de formas equivocadas, por quem faz e por quem recebe a ação.

Bom, vamos lá, hoje quero falar de duas palavras que, quando olhadas de forma superficial e sem contexto podem parecer paradoxais e até mesmo contraditórias, a generosidade e a prosperidade. Como dois princípios que parecem existir em direções contrárias podem gerar um ciclo virtuoso na vida de quem vive o primeiro. Como uma pessoa generosa pode prosperar se está doando algo seu para alguém, sem a intenção de ter algo em troca, e quando não se tem algo em troca como se atinge a prosperidade.

Eu confesso que no princípio fiquei bastante confuso e intrigado com esses dois princípios e levai muito tempo para entender que um não existe sem o outro, onde a prosperidade só será possível através da verdadeira generosidade. Fui lá no dicionário buscar o significado das duas e encontrei que uma pessoa é generosa quando ela entrega algo de si ao outro, seja seu tempo, um bem material, esta pessoa está disposta a dividir com alguém, alguma coisa, e não deseja receber algo em troca e que prosperidade é o estado ou qualidade do que é próspero, ou seja, bem-sucedido, feliz e afortunado.

Veja Também  Nunca será fácil...

Olha que interessante, como é que eu serei afortunado entregando o que é meu sem esperar ou receber nada em troca? Na minha humilde ignorância eu deveria praticar exatamente o contrário, investir meus bens, tempos e talentos para receber sim algo em troca, mas isso eu descobri que é EMPREENDEDORISMO e não generosidade, percebe a diferença? É claro que existe prosperidade quando você exerce de forma qualificada suas habilidades em um negócio e que isso também não é simples, mas, o que estou falando aqui não se trata de empreender e sim de ter uma atitude generosa sem nenhuma intensão de retorno por parte de quem recebe e nem se quer monetizar essa atitude, e ainda sim, prosperar.

Bom, nos últimos anos a minha vida se tornou uma história de lições aprendidas mesmo antes de ter entendimento claro do porquê as coisas começaram a acontecer. Sei que parece estranho, mas foi exatamente isso que aconteceu, minha vida começou a dar certo, a cada dia as coisas ficavam melhores e nem se quer eu mesmo conseguiria explicar. Claro que tinha alguns indícios práticos, afinal de contas a anos eu vinho me dedicando a ser uma pessoa melhor, gastando muitas horas e dedicação a minha empresa, buscando trazer o melhor possível para minha família e buscando em Deus as direções corretas.

E é aí que a coisa pega, a grande diferença de outros momentos é exatamente a minha volta de relacionamento espiritual e sobrenatural com Deus. E é na palavra que tive o entendimento de generosidade e prosperidade. Não é simplesmente um conceito, porque eu sou um cara que preciso sentir as coisas na pele para acreditar, mudar e fazer. Foi muito mais que um conceito, foi algo que simplesmente começou a acontecer na minha vida. Quanto mais eu buscava o caminho correto mais as coisas começaram a prosperar. Quanto mais eu me dedicava a cuidar, apoiar e ajudar quem estava próximo, mais as coisas foram dando certo.

Veja Também  Reconhecimento próprio

Claro que nem tudo foi fácil, muitas lutas continuaram acontecendo, muitos conflitos e desafios surgiram, mas o incrível é que de uma forma ou de outras as coisas se encaixavam e continuavam dando certo. E quanto mais eu servia aos que precisavam, mais os meus projetos davam certo. E mesmo em momentos onde perdi dinheiro, em seguida novos negócios apareciam e tudo voltava a prosperar.

Eu não sei qual é a sua fé e não estou aqui para evangelizar ninguém, mas posso lhe garantir que a minha vida mudou de forma radical e quanto mais correto eu ando, quanto mais generoso eu sou com quem precisa, mais prospero eu me sinto e o que mais me impressiona? É que o dinheiro é a menor parte da minha prosperidade.

 

 

 

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagem 01: Mundo Cristão

Imagem 02: Canvas

Imagem 03: Biblia On

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens