Oie, tudo bem por aí? Acredito que com o passar de tantos posts, aqui na coluna, seja clara minha paixão por hotéis e, mais especificamente por hotéis de rede. Sempre que possível minha indicação é de uma hospedagem com reconhecimento, com uma reputação positiva no mercado e que faça parte de um grupo, para conhecermos e validarmos sua qualidades e serviços
Sendo assim, acho importante ressaltar quando uma rede internacional de hotéis promove ações que geram impactos positivos no turismo, e por consequência, na sociedade.
No último dia 22 de março foi celebrado o Dia Mundial da Água e, uma das empresas globais com mais relevância em hospitalidade, a Accor, reafirmou o compromisso contínuo com a preservação dos recursos hídricos por meio de iniciativas sustentáveis em seus hotéis.
Só para contextualizar, a Accor é administradora por trás dos meus queridinhos Pullman, Mercure, Ibis entre outros. O grupo se posiciona como líder mundial em hospitalidade que oferece experiências em mais de 110 países em 5.600 empreendimentos, 10.000 bares e restaurantes, instalações de bem-estar e espaços de trabalho flexíveis. O Grupo possui um dos ecossistemas de hospitalidade mais diversificados do setor, abrangendo mais de 45 marcas de hotéis, do luxo ao econômico.
Por mais de 50 anos, a rede vem implementando práticas voltadas para o uso consciente da água, reconhecendo sua importância crucial em todas as operações, especialmente no setor de Alimentos e Bebidas.
Entre as metas estabelecidas pelo Grupo, destaca-se a redução de 45% no uso de água até 2030, em comparação com 2023. Além disso, a Accor está empenhada em aumentar a rastreabilidade e a colaboração com fornecedores locais responsáveis, visando assegurar que suas ações não impactem negativamente as comunidades locais. Essas iniciativas estão alinhadas com o padrão da Alliance for Water Stewardship, uma colaboração global que inclui empresas, ONGs e setor público, que adotam ações para contribuir para a sustentabilidade dos recursos hídricos.
Os hotéis da Accor nas Américas têm desempenhado um papel fundamental nesse compromisso, implementando uma série de medidas responsáveis que resultaram em uma economia de 1.516.085 m³ de água. Essas iniciativas incluem:
Sistemas de economia de água: 92% dos hotéis Accor nas Américas já contam com sistemas de economia de água.
Captação, tratamento e reuso de água da chuva: Mais de 185 hotéis da Accor no Brasil instalaram sistemas para captar, tratar e reutilizar água da chuva, contribuindo para a conservação dos recursos hídricos.
Eficiência hídrica: Reguladores de vazão foram instalados em 97% dos hotéis junto com descargas dualflux em 78% das unidades, promovendo o uso responsável da água.
Alternativas sustentáveis: Em regiões onde o tratamento de esgoto é limitado, os hotéis da Accor implementaram soluções como mictórios sem água e estações de tratamento de esgoto. Essas iniciativas não só promovem a sustentabilidade ambiental, mas também auxiliam no desenvolvimento de infraestrutura local, proporcionando soluções inovadoras para desafios específicos da região.
Reutilização de água cinza: Estações de Tratamento de Água Cinza (GWTP) foram instaladas em mais de 45% hotéis da rede, permitindo o tratamento e reutilização da água cinza para fins como irrigação de jardins e descarga de vasos sanitários. Seguindo essa iniciativa, o Novotel Itu Golf & Resort no Brasil, reutilizou 4.400.000 litros de água cinza em 2023.
Promoção do uso consciente: Em vários hotéis da rede, há dispensadores de água e garrafas reutilizáveis disponíveis para hóspedes e funcionários, promovendo uma abordagem responsável ao consumo de água e eliminando o uso de plástico descartável na experiência dos hóspedes. Atualmente, 85% dos hotéis das Américas implementaram essa prática, eliminando mais de 57 itens de plástico de uso único. Hotéis como Mercure Belo Horizonte Lourdes e o ibis Maringá, no Brasil, e Novotel Santiago Providencia e Novotel Santiago Vitacura, no Chile, adotaram essa iniciativa.
Antonietta Varlese, SVP de Sustentabilidade e Comunicação Accor Américas na divisão Premium, Midscale & Economy, enfatiza: “Nossa abordagem responsável em relação à água envolve a implementação de tecnologias inovadoras para aprimorar seu uso e reduzir o desperdício, tanto entre nossos colaboradores quanto nossos hóspedes. Essas práticas não apenas preservam recursos, mas também geram uma economia significa de custos operacionais. Desde a gestão hídrica, eliminação do plástico de uso único até o bem-estar animal e a redução da pegada de carbono, nossa estratégia de sustentabilidade abrange diversas áreas, demonstrando nosso compromisso holístico com o planeta e as comunidades locais.”
Essa semana, produzi alguns conteúdos que envolviam comemorações em datas específicas, tipo dia da Constituição, da Mulher, entre outras. E, agora, parei para pensar na importância desse calendário. Graças a elas, lembramos, falamos, discutimos e refletimos sobre temas importantes, para sociedade e para o planeta.
Prometo de hoje em diante, olhar com mais cuidado para o nosso extenso calendário comemorativo.
Então um beijo e até o próximo Check-in da Lau.
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagens: Arquivo pessoal da colunista