Oie, tudo bem por aí?
Será que a AI já chegou no turismo e agora vamos usar a Inteligência Artificial para fazer roteiros e ajudar no planejamento de viagens? Pelo menos para a geração Z, parece que sim.
Os conhecidos como Gen Z, são aqueles nascidos entre meados de 1990 até aproximadamente 2010 e por tanto cresceram em um mundo digital e estão constantemente conectados através de dispositivos móveis e redes sociais.
Além disso, são idealistas e valorizam as questões sociais e ambientais, buscando experiências que não apenas os envolvam, mas também contribuam para o bem-estar do planeta e das comunidades locais.
O tempo passou e a Gen Z está crescendo, se tornando um público significativo de viajantes, moldando as tendências do turismo global de maneiras inovadoras. Desde a preferência por experiências autênticas até o uso criativo da tecnologia.
Nascidos na Era da Internet, essa geração cresceu em um mundo altamente digitalizado, onde a tecnologia e as mídias sociais desempenham papéis centrais em suas vidas. Uma pesquisa recente da Booking.com revelou que 61% dos viajantes brasileiros da geração Z se utilizam de redes sociais para reunir ideias e inspiração para viajar, seguidos dos bons e velhos conselhos de familiares e amigos (51%).
Além disso, 60% desses viajantes gostariam que as hospedagens lhe oferecessem gratuitamente Smart TV e serviços de streaming, mostrando como a Geração Z está sempre conectada e valoriza a flexibilidade e a conveniência, mesmo durante as viagens. E metade dos viajantes brasileiros da Gen Z provavelmente utilizarão ferramentas de inteligência artificial para planejar suas viagens.
Em relação à companhia, 61% dos viajantes da Gen Z brasileiros planejam viajar com membros da família, 50% com parceiro(a) e 46% com os pais. O fato de que uma porcentagem significativa planeja viajar com membros da família demonstra o forte valor que essa geração atribui às conexões pessoais e familiares.
A pesquisa também revelou que 58% dos viajantes brasileiros da GenZ planejam fazer uma viagem para a praia e 35% planejam uma viagem para a natureza, aproveitando o momento para visitar parques, lagoas, e observar o céu. A preferência por viagens à praia e perto da natureza reflete o desejo da Geração Z por momentos de relaxamento, aventura e a preocupação crescente dessa geração com o meio ambiente e o bem-estar, buscando escapar da agitação urbana e se reconectar com a natureza.
Pegando carona nesta tendencia do turismo, de usar a inteligência artificial na hora de viajar e estão investindo em ferramentas que auxiliam os viajantes. É o caso do aplicativo Trips, do Tripadvisor, que promete criar roteiros personalizados.
A ideia é usar insights humanos de mais um bilhão de avaliações e opiniões de mais de oito milhões de empresas listadas no Tripadvisor e fornecer orientações em poucos segundos para o viajante que compartilhar a data e o destino. Saiba mais clicando aqui
O questionamento, sempre que uma tecnologia aparece, é sobre a participação humana no processo. Eu sou otimista e defendo sempre que existe publico para todos os tipos de viajantes. Desde o que adora pesquisar sozinho ou com a ajuda de um agente de viagem até o que resolve tudo sem o contato humano.
Entretanto toda tecnologia usada neste caso, acaba sendo aplicada para conhecer novos lugares e pessoas, inclusive.
Então, o uso da AI para auxiliar no planejamento de viagens é mais uma ferramenta para agregar.
Um beijo e até o próximo Check-in da Lau.
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem: Freepik