Bom dia meus queridos amigos,
Na semana passada as minhas filhinhas ficaram em uma cidade chamada Valence, aproximadamente 2 horas de Lyon. Elas se encontraram com outras crianças, brincaram, praticaram esportes, ajudaram a arrumar a mesa, limparam o local com as suas equipes, e entre tantas atividades, na última noite, o grupo se reuniu ao redor de uma fogueira.
O verão na Europa é quente, mas no final da tarde a brisa suave muda a temperatura e nos traz um ambiente agradabilíssimo para se reunir, bater um papo e curtir o pôr do sol. Dito isto, a Sophia me contou que os 50 participantes se reuniram ao redor da fogueira com os inesquecíveis marshmallows.
Eu cresci participando de atividades similares. Ainda me lembro do cheiro, da cor, do tom e do sabor de tal cenário.
Pois bem, assim que nos vimos, a Sophia me disse que muitas destas crianças começaram a descrever histórias dos seus pais que perceberam uma mão invisível, um toque inexplicável, uma intervenção inesperada do sobrenatural que se imiscuiu no natural da existência quando eles já haviam perdido a esperança.
De modo que a espiritualidade de um olhar cheio de fé e resiliência tem a capacidade de mudar tudo. Às vezes tal olhar que se projeta em fé pessoal e intransferível muda tudo ao redor e do lado de fora. Às vezes, e sobretudo, tal fenômeno muda tudo dentro de nós. Não é a toa que o dinamarquês e filósofo Kierkegaard dizia que o propósito da oração não era influenciar Deus, mas especialmente mudar a natureza daquele que ora.
O fato é que um olhar de perseverança, confiança e espiritualidade sincera tem a capacidade de mudar tudo. Um olhar cheio de gratidão e silêncio que expressa uma dependência total e absoluta do divino pode fazer com que uma alegria inesperada exploda como um Big Bang dentro de um buraco negro de profunda depressão.
A Sophia me dizia até mesmo de crianças que contavam sobre curas de câncer entre outros milagres que não se explicam à luz da razão humana, mas são abraçados e vividos por aqueles que são agraciados de tais fatos que estão pra além da ordem natural das coisas que habitam a nossa existência.
Talvez você esteja me lendo e esteja precisando de tal intervenção.
Talvez você esteja sem forças para fazer a tua barba ou levantar da cama. Talvez você seja um mãe que já não aguenta mais perceber como o teu filho tem dificuldades de se relacionar com pessoas no seu trabalho. Talvez você esteja cansado de ser incapaz de manter um relacionamento sério e duradouro. Talvez você seja um jovem que está buscando trabalho, e já está na iminência de entregar os pontos, porque não encontra nada apesar dos incontáveis currículos que você envia todos os dias.
Talvez você esteja a ponto de pedir o divórcio e já não possui forças necessárias para seguir. Talvez você seja alguém que acaba de ser traída pela tua melhor amiga.
Eu espero de todo o meu coração que nesta semana você receba a luz do Alto que te ilumine e te dê a direção necessária para que o teu olhar seja capaz de enxergar um jardim florido no meio deste deserto existencial que você possa estar trilhando.
Eu espero de todo o meu coração que nesta semana você seja capaz de olhar a vida com as lentes do amor, e não do ódio; com as lentes da ternura, e não da amargura; com as lentes da fé; e não do medo e tampouco da dúvida; com as lentes da perseverança contra o apesar de tudo, e não do desânimo.
Um beijo grande a todos vocês.
Até a próxima semana!
Fábio
Collonges au Mont D’Or
Respostas de 5
Obrigada pelo texto de encorajamento! Experiencia Linda para as meninas!
Querida Loriete,
Espero que você esteja bem. Obrigado por passar por aqui e deixar o teu comentário.
Acredito também que foi uma linda experiência. Elas continuam falando mais e mais coisas… 🙂
Beijo grande.
Até a próxima.
Fábio
” …mudar a natureza daquele que ora”
De fato é uma dos muitos proposito.
Deus continui te abençoando, da mesma forma a sua familia.
Fabinho !!! Saudades dos acampamentos dos jovens, que participei na IPBrás.
Foram momentos marcantes na minha vida. Grande alegria.
Graça sobre Graça, a ti e tua casa.
Gde beijo, amigo querido.
Pois é amigo Fabio…..as crianças sempre estáo a ensinar-nos….eu sinto falta destes momentos com os pais e mäes das crianças….. Minha esposa e eu tivemos durante a nossa peregrinaçáo, 5 lindas filhas, que até o momento 3 delas, nos deram 3 bons genros e 6 netos lindos….. Me ensinaram na religiäo, que o melhor lugar para ter momentos como tiveram tuas filhas, tinha que ser em algum lugar de culto instituido, mas a vida me ensinou que os melhores lugares para escutar Deus ou falar com ele, pode ser na praia, no campo, ao redor de uma fogueira num fim de tarde, e até numa feijoada com os amigos…… Como voce bem lembrou o Kierkegaard, e eu acho que ele queria dizer que oraçäo náo é só para pedir coisas, mas para que nossa cósmo visáo de Deus, seja grande o suficiente para entender-mos que o que a gente mais pede, Ele nos dá, todos os días……..Abraços fraternos.