Muito tem se falado sobre o consumo de creatina, porém várias pessoas ainda tem dúvidas quanto aos benefícios e aos possíveis riscos. Hoje eu deixarei vocês a par sobre todas as principais informações!
Mas, afinal, o que é creatina?
A creatina é uma substância natural, produzida pelo próprio corpo e também obtida por meio da alimentação, principalmente através de fontes animais. Sua principal função é fornecer energia às células através da regeneração de ATP.
Quais são os benefícios?
A creatina é um dos suplementos mais estudados e um dos poucos que tem sua eficácia comprovada.
Ela é muito procurada pelo frequentadores de academia devido ao seu poder de auxiliar na hipertrofia muscular; entretanto, seus benefícios vão muito além da parte estética.
A substância ajuda tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson e também auxilia no tratamento de doenças neuromusculares como esclerose lateral amiotrófica e distrofias musculares.
Isso sem contar que atua até mesmo na prevenção de doenças cardíacas, osteoporose e diabetes.
Existem malefícios?
Existiam especulações sobre uma possível piora da função renal, mas essa informação foi desmistificada através de vários estudos experimentais com humanos. A hipótese circulava devido ao aumento da creatinina sanguínea, um marcador de disfunção renal. Porém, esse aumento se deve a creatinina ser um subproduto da creatina e obviamente estará aumentada se a pessoa tiver mais massa muscular ou fizer suplementação. A confirmação é simples de ser feita. Basta dosar a cistatina C sanguínea, que dará a real situação da função renal, sem influência de fatores externos.
Os estudos foram feitos com a dosagem de 5g, que foi considerada 100% segura até para pacientes que já tem um grau de insuficiência renal. Doses maiores não foram testadas, por isso não devem ser utilizadas.
Resumindo, você pode investir no produto, até porque o investimento não é tão caro, variando de preço de acordo com a marca. Apenas atente-se para comprar uma marca reconhecida no mercado, assim evita-se gastar dinheiro em vão.