A Data Fifa passou e a Uefa Champions League retornou de forma histórica. Afinal, serão 36 clubes pela primeira vez no maior torneio de clubes no mundo, organizado pela federação europeia. Nesta primeira semana, a primeira rodada foi dividida em três dias e fez com que, Europa League só comece uma semana depois e a Conference somente em outubro. Aqui, na América do Sul, temos os mata-mata da Libertadores sendo retomados, após quase um mês das oitavas de final.
O novo sistema europeu de disputa fará com que a fase de classificação aos playoffs seja em liga e consequência disso nos trouxe a possibilidade de rever confrontos que já foram uma final. Casos de Borussia Dortmund x Real Madrid, Liverpool x Real Madrid, Real x Milan, Milan x Liverpool (duas vezes), Manchester City x Inter de Milão, Bayern de Munich x PSG, Benfica x Barcelona e Aston Villa x Bayern.
Todas às equipes jogarão quatro cotejos em casa e outros quatro como visitante. Diante disso, aqueles oito melhores colocados estarão automaticamente nas oitavas de final e do 9º ao 24º colocado jogarão entre si pelas outras oitavas para alçar uma vaga na fase final. A partir do 25º em diante estará eliminado da Champions League.
Nesta temporada, 2024/25, a final será em Munique, como aconteceu há 13 anos, quando os próprios bávaros estiveram lá e foram derrotados pelo Chelsea, da Inglaterra, em contornos épicos com o goleiro Petr Cech, sendo herói assim como Didier Drogba, na primeira conquista dos Blues, à época, na Allianz Arena.
Enquanto isso, aqui, nos times ligados a Conmebol, os confrontos de Libertadores nos reservaram cinco brasileiros envolvidos em busca da glória eterna. Além de Atlético-MG x Fluminense e Botafogo x São Paulo, ainda terá um Flamengo x Penãrol, nesta quinta-feira (19), em um Maracanã lotado de rubro-negros, para fazer um resultado plausível pensando no jogo de volta, no estádio ‘Campeón del Siglo’, no Uruguai.
Com tudo isso, ainda temos um River Plate buscando desempatar com Flamengo (2022 e 2019) e Palmeiras (2021 e 2020), com duas conquistas, nas últimas dez temporadas. Isso porquê os argentinos foram campeões em 2015 e 2018 – esta contra o maior rival, o Boca Juniors, no Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid, na Espanha, por conta da violência entre os duelos. Sem contar que, Marcelo Gallardo, treinador durante essas taças, voltou ao clube, após ida frustrada para a Arábia Saudita. O rival será o Colo-Colo, do Chile.
Sul-Americana
Em meio às principais competições do continente europeu e na América do Sul, a Sul-Americana, também, está no seu momento decisivo e há quatro times do Brasil envolvidos pelo título internacional. Assim como na Libertadores, tem duelo caseiro valendo vaga na semifinal, como Fortaleza x Corinthians.
Além disso, temos Athletico-PR x Racing (Argentina) e Cruzeiro x Libertad (Paraguai), duelando para avançar de fase. Aliás, a raposa, é a única no chaveamento contrário aos seus vizinhos para ter uma final brasileira. A única partida sem um ‘brazuca’ envolve Independiente Medellín, da Colômbia e Lanús, da Argentina, que junto ao Furacão, são os únicos que já levantaram a taça da Sul-Americana.