Como liderar sua vida sem se afogar no sofrimento?

Como liderar sua vida sem se afogar no sofrimento?
Créditos: Concentrada em Si

A vida é repleta de altos e baixos. Em alguns momentos as coisas saem como planejamos, em outras, nem tanto. E isso faz parte desta jornada chamada vida. Muitas vezes, temos a tendência de querer controlar tudo ou de evitar os momentos difíceis. Mas a vida é impermanente, nada permanece da mesma forma para sempre. Como disse Jon Kabat-Zinn “As pequenas coisas? Os pequenos momentos? Eles não são pequenos”. Esta frase me refletir diariamente sobre cada momento que vivo, chamando minha atenção para os detalhes de cada instante. Mesmo que pareçam insignificantes à primeira vista, esses momentos têm um valor imenso. Precisamos cuidar para não subestimarmos as experiências do cotidiano, para não viver apenas esperando grandes acontecimentos que nos façam perceber o quanto a vida vale a pena.

Mas como podemos liderar nossas vidas sem carregar o peso do sofrimento, encontrando valor em cada experiência vivida?

 

Aceitação: Entenda a Impermanência

Tudo na vida muda, e essa é uma das poucas certezas que temos. A aceitação começa com o reconhecimento de que nada é permanente. Tanto os bons momentos quanto os ruins vão passar. Quando aceitamos isso, paramos de lutar contra o que não estão sobre o nosso controle. Isso não significa que você precisa gostar de tudo o que acontece, mas sim parar de resistir à realidade e escolher fazer alguma coisa a partir do que está acontecendo. Muitas vezes, negamos momentos de sofrimento e, com isso, o sofrimento só aumenta. Aceitar não é se conformar, é ter a liberdade de lidar com as coisas como elas são, sem ficar preso ao que não pode ser mudado.

Viva o Agora

Veja Também  Quando as Expectativas Desmoronam: O Poder de Escolher e Liderar a Própria Vida

Se conecte com o presente. Quando ficamos presos ao passado ou preocupados com o futuro, podemos adoecer, esquecendo de viver o agora, o único momento que realmente existe. O simples ato de prestar atenção à sua respiração ou ao ambiente ao redor já ajuda a aliviar a ansiedade e o estresse, permitindo que você lide melhor com o que está por vir. Viver o presente nos dá mais clareza, evitando o peso de expectativas que colocamos sobre tudo.

Seja amável consigo mesmo

Liderar sua vida também significa tratar-se com gentileza, com o mesmo cuidado com que trata um amigo. Ter autocompaixão por si mesmo, permite perceber que todos erramos, e está tudo bem. Ser amável consigo mesmo é um ato de força, não de fraqueza. Isso significa que, ao invés de se criticar, você se apoia, reconhecendo que está fazendo o melhor que pode com a consciência que tem naquele momento.

 

A Vida É Impermanente, Mas Você Pode Conduzir o Caminho

Quando entendemos que as situações são impermanentes e que todos passam por momentos de alegrias e tristezas, o sofrimento começa a perder a força. A aceitação nos ensina a parar de resistir ao que não podemos controlar. Se voltar para o presente, onde a vida realmente acontece e se tratar com gentileza pode ser um caminho para uma vida mais feliz.

Liderar sua vida sem sofrimento não significa que você nunca vai enfrentar momentos difíceis, mas que você pode escolher como responder a eles. Se já tentou de todas as formas e não consegue sozinho, busque ajuda, afinal, você vale a pena.

 

 

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens